Sul do Pará tem queda histórica de 43% nos crimes violentos em 2025

Relatório do CPR XIII mostra reduções expressivas mês a mês; agosto registrou o menor índice, com 62% menos nos casos, nos municípios de Tucumã, Ourilândia. São Félix do Xingu, Água Azul, Xinguara, Sapucaia, Rio Maria e Bannach.
Uma das principais ações é a Operação "Saturação" nos municípios do sul do Pará. Ela reforça o policiamento ostensivo e garantindo mais segurança à população. (Foto: Divulgação)

O Comando de Policiamento Regional XIII (CPR XIII), sob o comando do coronel Marcus Formigosa, alcançou em 2025 uma das maiores reduções já registradas nos índices de violência do sul e sudeste do Pará.

Entre janeiro e agosto, os Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI) caíram 43% em relação ao mesmo período de 2024 nos municípios de Tucumã, Ourilândia. São Félix do Xingu, Água Azul, Xinguara, Sapucaia, Rio Maria e Bannach.

De acordo com o relatório oficial, no ano passado foram contabilizados 92 casos, enquanto neste ano o número caiu para 52 ocorrências. A redução se manteve de forma contínua ao longo dos meses:

Janeiro: -50% (10 casos em 2024 para 5 em 2025)
Fevereiro: -10% (10 para 9)
Março: -18% (11 para 9)
Abril: -54% (13 para 6)
Maio: -36% (11 para 7)
Junho: -44% (9 para 5)
Julho: -60% (15 para 6)
Agosto: -62% (13 para 5).

Os dois últimos meses analisados apresentaram os melhores resultados da série histórica, consolidando a tendência de queda.

O coronel Marcus Formigosa destacou que o desempenho é atribuído ao trabalho integrado das forças de segurança.

Ele afirmou tambéem que a Polícia Militar intensificou operações preventivas e conjuntas com outros órgãos, enquanto a participação da comunidade fortaleceu a rede de proteção social.

“Nossa prioridade é preservar vidas e garantir a tranquilidade da população. Vamos seguir ampliando estratégias eficazes para consolidar ainda mais esses resultados. A conquista coloca o CPR XIII como referência no combate à criminalidade no Pará, reforçando o papel do policiamento ostensivo aliado à parceria com a sociedade”, afirmou o coronel.

Veja aqui os telefones de emergência da PM em Tucumã, Ourilândia do Norte, São Félix do Xingu e Xinguara.

O Fato Regional publica apenas informações oficiais fornecidas por órgãos públicos e autoridades policiais, com base em registros formais de ocorrência.

Garantimos o direito de resposta a todos os citados, sempre que solicitado, respeitando o princípio da presunção de inocência.


(Da Redação do Fato Regional, com informações do CPR XIII da PMPA).

 

Siga o Fato Regional no Facebook, no Instagram e no nosso canal no WhatsApp!


 

Leia mais