Helder Barbalho lança Vale Bioamazônico em Nova Iorque e projeta Pará como referência mundial em economia da floresta

Governador do Pará encerra agenda na Semana do Clima com anúncio de polo estratégico inspirado no Vale do Silício; iniciativa terá apoio de universidades e empresas e reforça protagonismo do Estado na COP30.
Helder Barbalho, governador do Pará, ao lado de Helder Filho, do ex-primeiro-ministro do Reino Unido Tony Blair e do ex-governador da Califórnia Arnold Schwarzenegger durante o evento em Nova Iorque. (Foto: Divulgação/Agência Pará)

O governador do Pará, Helder Barbalho, apresentou nesta quarta-feira (24), em Nova Iorque, o Vale Bioamazônico, projeto estratégico para impulsionar a nova economia da floresta na Amazônia.

O anúncio ocorreu durante o evento “Potencializando os Superpoderes do Clima: Natureza, Tecnologia e Comunicação”, que reuniu lideranças globais como o ex-primeiro-ministro britânico Tony Blair e o ex-governador da Califórnia, Arnold Schwarzenegger.

Na ocasião, Helder destacou que o Vale Bioamazônico se inspira na experiência do Vale do Silício, mas com foco na biodiversidade amazônica.

“Assim como a Califórnia transformou sua economia com tecnologia e inovação, queremos fazer essa transformação sustentável a partir das riquezas da nossa floresta — da flora, da fauna, das raízes e essências da Amazônia. Sustentabilidade só existe quando envolve a floresta e as pessoas”, afirmou.

O governador do Pará, Helder Barbalho, com o príncipe Albert II de Mônaco durante encontro em Nova Iorque. (Foto: Divulgação/Agência Pará)

Ecossistema de inovação

O projeto prevê um ecossistema integrado, incluindo o Parque de Bioeconomia e Inovação da Amazônia, o Museu das Amazônias, o PCT Guamá, além de investimentos em pesquisa, educação profissional e tecnológica.

“Com esta iniciativa, estimularemos como nunca antes a atuação conjunta entre governo, universidades e empresas, promovendo inclusão, inovação e biotecnologia. Assim como o Vale do Silício transformou a Califórnia, o Vale Bioamazônico vai transformar o Pará”, reforçou Helder Barbalho.

Durante o evento, o príncipe de Mônaco, Albert II, confirmou ao governador sua presença em Belém na COP30.

“Não vejo a hora de estar em Belém para a COP30. Amo o Brasil e o seu bonito Estado, o Pará. Estamos prontos para contribuir para que este seja um evento histórico e de grande impacto global”, declarou.


(Da Redação do Fato Regional, com informações da Agência Pará).

 

Siga o Fato Regional no Facebook, no Instagram e no nosso canal no WhatsApp!



 

Leia mais