Adolescente indígena desaparece no rio Xingu durante pescaria

Comunidade Kayapó e Sesai intensificam buscas por jovem Tikato Kayapó da Aldeia Kokraimoro, cerca de 4 horas de viagem de barco de São Félix do Xingu, no sul do Pará.
Equipes da Sesai e da comunidade Kayapó se unem nas buscas por Tikato, desaparecido desde sábado. (Fotos: Divulgação e Redes Sociais)

O adolescente indígena Tikato Kayapó está desaparecido desde a tarde do último sábado (26), após um acidente durante uma pescaria no rio Xingu.

Ele é morador da Aldeia Kokraimoro, localizada na Terra Indígena Kayapó, cerca de 4 horas de viagem de barco de São Félix do Xingu, no sul do Pará.

Segundo ocorrência na Delegacia de Polícia Civil de São Félix do Xingu, Tikato pescava com o esposa, cunhado e cunhada quando uma forte chuva, acompanhada de ventos, fez a canoa em que estavam alagar.

Todos caíram no rio e três tripulantes conseguiram ser resgatados, mas o adolescente não.

Desde então, equipes da Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai), com apoio da própria comunidade indígena, realizam buscas pelo rio Xingu.

O Corpo de Bombeiros também foi acionado e deve reforçar as operações na região.

O Fato Regional publica apenas informações oficiais fornecidas por órgãos públicos e autoridades policiais, com base em registros formais de ocorrência.

Garantimos o direito de resposta a todos os citados, sempre que solicitado, respeitando o princípio da presunção de inocência.


(CLEIDE MAGALHÃES, da Redação do Fato Regional).

 

Siga o Fato Regional no Facebook, no Instagram e no nosso canal no WhatsApp!

 

Leia mais