Redenção se firma como polo de nefrologia no sul do Pará

Hospital Regional Público do Araguaia realiza transplantes renais pioneiros e milhares de sessões de diálise, consolidando a cidade como referência em saúde de alta complexidade.
Hospital Regional Público do Araguaia, em Redenção, referência em nefrologia e transplantes renais no sul do Pará. (Foto: Ascom HRPA)

O Hospital Regional Público do Araguaia (HRPA), em Redenção tornou-se referência em nefrologia no sul do Pará. Desde 2007, a unidade atende exclusivamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e beneficia moradores de 17 municípios com serviços que vão desde consultas especializadas até transplantes renais, reforçando a descentralização da medicina de alta complexidade no estado.

Estrutura de excelência

Com 118 leitos de internação — 29 deles em unidades de terapia intensiva (adulto, pediátrica e neonatal) — o HRPA oferece atendimento integral. A estrutura inclui 37 pontos de hemodiálise, que permitem cerca de 2,5 mil sessões mensais e garantem tratamento regular a aproximadamente 200 pacientes.

A atenção às doenças renais é destaque: 40% dos atendimentos estão relacionados à Doença Renal Crônica (DRC). A equipe multiprofissional realiza, ainda, biópsias renais para diagnóstico precoce de glomerulopatias e outras enfermidades graves.

Pioneirismo no interior do Pará

O HRPA foi o primeiro hospital do interior paraense a realizar transplante renal, em parceria com a Central de Notificação, Captação e Doação de Órgãos (CET-PA) e o Sistema Nacional de Transplantes.

O programa acompanha os pacientes em todas as etapas, do pré ao pós-operatório, com protocolos que asseguram qualidade e segurança.

Em julho de 2025, a unidade inovou novamente ao implantar o Ambulatório de Doença Mineral Óssea da DRC, serviço inédito fora da capital, que amplia a qualidade de vida dos pacientes renais da região.

Atendimento integral e tecnologia

Além de internações clínicas, cirúrgicas e de urgência, o hospital mantém média de 110 sessões de hemodiálise em UTIs por mês. Recursos de telemedicina permitem ampliar o acesso a especialistas, fortalecendo a interiorização da saúde de qualidade.

Gestão e reconhecimento

Sob administração da Associação de Esporte Lazer e Cultura (Aselc), o HRPA combina tecnologia avançada com atendimento humanizado.

“O elevado padrão tecnológico do hospital é complementado pela dedicação exemplar da nossa equipe”, afirmou o diretor hospitalar, Ricardo Arruda.

A secretária de Estado de Saúde Pública, Ivete Gadelha Vaz, destacou a importância estratégica da unidade.

“O HRPA garante acesso a atendimentos de alta complexidade, principalmente em nefrologia, contribuindo diretamente para a qualidade de vida da população do sul do Pará.”


(Da Redação do Fato Regional, com informações da Agência Pará).

 

Siga o Fato Regional no Facebook, no Instagram e no nosso canal no WhatsApp!



 

Leia mais