Segurança elétrica no Círio 2025: proteja-se durante a festividade

Cuidados com fogos, papéis picados e proximidade da rede elétrica evitam acidentes e garantem um Círio tranquilo para todos.
Equatorial Pará orienta romeiros sobre cuidados com a rede elétrica durante o Círio 2025, garantindo segurança e tranquilidade na festividade. (Foto: Bruno Cruz/Agência Pará)

Durante o período da quadra nazarena, é necessário redobrar a atenção com a energia elétrica, alerta a Equatorial Pará. A distribuidora oferece orientações para que a população aproveite a festividade com segurança.

Segundo Elton Lucena, executivo de Segurança da Equatorial, um dos principais cuidados envolve as homenagens com papéis picados. Qualquer projeção deve ser feita longe da fiação, e materiais metálicos nunca devem ser usados, pois conduzem eletricidade.

“É comum vermos essas cenas nas grandes romarias. Entendemos que fazem parte da tradição e da devoção, mas essa prática envolve riscos e pode causar acidentes, além de interrupções no fornecimento de energia na região”, explica Elton.

O uso de fogos de artifício também exige atenção: eles devem ser acionados em áreas afastadas da fiação elétrica, sempre seguindo as instruções de segurança do fabricante. Na compra, é essencial verificar se o produto possui certificação do InMetro.

Elton alerta ainda sobre os perigos de subir em árvores, marquises ou outras estruturas próximas à rede elétrica. “O choque não acontece apenas pelo contato direto, ele pode ocorrer por indução elétrica. Quanto maior a distância da fiação, mais seguro o romeiro estará”, reforça.

Em casos de ligações provisórias, o pedido deve ser feito à distribuidora com antecedência mínima de cinco dias em qualquer agência de atendimento. O uso de “gatos” é crime e uma das principais causas de intercorrências na rede.

Para registrar qualquer ocorrência ou acidente envolvendo a rede elétrica, a Equatorial Energia Pará orienta contato imediato pelo 0800 091 0196, incluindo casos de risco como incêndios, faíscas na rede elétrica ou cabos partidos.


(Da Redação do Fato Regional, com informações da Assessoria de Imprensa da Equatorial).

Siga o Fato Regional no Facebook, no Instagram e no nosso canal no WhatsApp!


 

Leia mais