Após pedido do cacique Raoni a Lula, coordenador do Dsei Kayapó do Pará é exonerado

Atendimentos de saúde nas comunidades Kayapó voltam ao normal.
Cacique Raoni Metuktire gravou vídeo pedindo ao presidente Lula a exoneração do ex-coordenador do Dsei Kayapó, em Redenção (PA). (Imagem/Reprodução/Redes Sociais)

O Distrito Sanitário Indígena (Dsei) Kayapó informou nesta terça-feira (7) que todos os atendimentos de serviços de saúde nas comunidades indígenas estão funcionando normalmente.

A retomada das atividades ocorre após mobilização das lideranças e da comunidade Kayapó, que resultou na exoneração do ex-coordenador distrital Casimiro Júnior.

“Com isso, as atividades administrativas e operacionais na sede do Dsei Kayapó do Pará estão sendo retomadas gradativamente, garantindo a continuidade dos atendimentos e pleno funcionamento das ações de saúde indígena em todo o território”, destacou a nota oficial publicada nas redes sociais do Dsei.

O Dsei Kayapó reafirmou seu compromisso com a transparência, a responsabilidade e o respeito às decisões coletivas das comunidades.

Recentemente, o cacique Raoni Metuktire gravou um vídeo pedindo diretamente ao presidente Lula a saída de Casimiro Júnior Marinho Aguiar do cargo de coordenador do Dsei em Redenção, no sul do Pará. A nomeação de Casimiro havia sido publicada no Diário Oficial da União em 25 de setembro.

Casimiro é irmão de Lázaro Marinho, que já chefiou o mesmo Dsei entre 2017 e 2020 e foi exonerado após protestos indígenas. Ambos têm parentesco com o senador Zequinha Marinho (Podemos-PA).


(Da Redação do Fato Regional, com informações da rede social oficial do Dsei Kayapó do Pará).

Siga o Fato Regional no Facebook, no Instagram e no nosso canal no WhatsApp!



 

Leia mais