Mais de 12 mil agentes reforçam a segurança durante as procissões do Círio 2025

Operação Círio mobiliza forças estaduais, municipais e federais para garantir tranquilidade aos romeiros e turistas durante a Quadra Nazarena.
Agentes de segurança atuam nas ruas de Belém durante as romarias do Círio 2025. (Foto: Alex Ribeiro/Agência Pará)

Durante um dos períodos mais movimentados do ano em Belém, a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), em parceria com os demais órgãos do Sistema de Segurança, intensifica as ações de proteção e monitoramento durante as romarias e cortejos em homenagem a Nossa Senhora de Nazaré.

Por meio da Operação Círio 2025, mais de 12 mil agentes das esferas estadual, municipal e federal estão mobilizados para garantir tranquilidade e bem-estar aos romeiros, turistas e moradores da capital ao longo de toda a Quadra Nazarena.

“É importante que todos possam aproveitar esse momento com muita tranquilidade. Estamos nas ruas com uma das maiores operações do ano, planejada há meses, para assegurar a fluidez e o bem-estar de quem caminha pagando promessas e acompanhando as procissões. O Círio é o maior ato de fé e comunhão do povo paraense, e nosso papel é garantir que todos vivam essa experiência com segurança”, afirmou o secretário de Segurança Pública, Ualame Machado.

Serviços de atendimento e canais de emergência

Durante os eventos, o governo estadual disponibiliza diversos serviços de atendimento ao longo das principais vias de Belém. Entre eles, os totens de segurança, que conectam o público diretamente ao Centro Integrado de Operações (Ciop) pelo canal 190, também acessível via ligação telefônica.

Outros canais importantes permanecem ativos:

193, do Corpo de Bombeiros Militar do Pará;

192, do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), para casos de saúde.

Monitoramento e registro de ocorrências

O Centro Integrado de Comando e Controle Móvel (CICC Móvel) funcionará em um ponto estratégico — na Avenida Nazaré, esquina com a Travessa Quintino Bocaiúva, no Largo do Redondo.

O espaço contará com equipes das forças de segurança acompanhando, em tempo real, as imagens e ocorrências das principais vias por onde passam as procissões.

No local, também poderão ser feitos registros de ocorrências e entregues objetos perdidos ou extraviados, que posteriormente serão encaminhados à Delegacia-Geral da Polícia Civil.

Os pertences poderão ser recuperados a partir da terça-feira (14), das 8h às 17h.

Além disso, pontos de observação e patrulhas a pé estarão distribuídos por todo o percurso, com agentes da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Defesa Civil prontos para atuar em situações de emergência.


(Da Redação do Fato Regional, com informações da Agência Pará).

 

Siga o Fato Regional no Facebook, no Instagram e no nosso canal no WhatsApp!


Leia mais