O governador do Pará, Helder Barbalho (MDB), segue como uma das principais lideranças políticas do estado, com 82% de aprovação popular e liderança isolada em todos os cenários testados para o Senado, segundo pesquisa do instituto Real Time Big Data divulgada nesta segunda-feira (13).
O levantamento mostra que 82% dos eleitores aprovam a gestão de Helder Barbalho, enquanto 14% a desaprovam. Outros 4% não souberam ou preferiram não responder.
Avaliação do governo
Quando questionados sobre a avaliação da administração estadual, 57% classificam o governo como ótimo ou bom, 30% o consideram regular e 11% o avaliam como ruim ou péssimo. Outros 2% não responderam.
Cenários eleitorais
Além da avaliação de governo, o Real Time Big Data testou quatro cenários para uma eventual disputa ao Senado. Em todos, Helder Barbalho aparece como líder isolado.
No primeiro cenário, o governador tem 41% das intenções de voto, seguido por Delegado Éder Mauro (PL) e Simão Jatene (sem partido), empatados com 16%. O ministro do Turismo, Celso Sabino (União), aparece com 7%, Chicão (MDB), presidente da Alepa, com 6%, e o senador Zequinha Marinho (Podemos) com 4%.
No segundo cenário, Helder amplia sua vantagem e atinge 48%, contra 19% de Éder Mauro. Em seguida aparecem Paulo Rocha (PT) com 14%, Mário Couto (PL) com 8%, e Zequinha Marinho com 4%.
Já em um terceiro panorama, o governador mantém o mesmo patamar, com 48% das intenções de voto. Éder Mauro tem 20%, Celso Sabino aparece com 9%, Joaquim Passarinho (PL) com 8%, Zequinha Marinho com 4%, e Marinor Brito (PSOL) com 3%.
No último cenário, sem a presença de Helder Barbalho, o ministro das Cidades e irmão do governador, Jader Barbalho (MDB), lidera com 26%. Em seguida vêm Simão Jatene (22%), Éder Mauro (21%), Paulo Rocha (17%) e Zequinha Marinho (5%).
A pesquisa confirma o amplo apoio político e popular de Helder Barbalho no Pará, tanto na avaliação de sua gestão quanto nas projeções para futuras disputas eleitorais.
A pesquisa ouviu 1.200 pessoas entre os dias 9 e 10 de outubro, com margem de erro de três pontos percentuais, para mais ou para menos.

(Da Redação do Fato Regional, com informações da CNN Brasil).
Siga o Fato Regional no Facebook, no Instagram e no nosso canal no WhatsApp!