sábado, 23 de novembro de 2024

FALE COM FATO REGIONAL

Envie Notícias, Fotos e Sugestões

FALE COM FATO REGIONAL

Envie Notícias, Fotos e Sugestões

Candidatos ao cargo de Procurador-Geral da República participam de debate em Belém

Capital paraense é a única cidade da região Norte a sediar o encontro.

A Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR) realizou nesta segunda-feira, 20, em Belém, às 15h, o primeiro dos seis debates entre os dez candidatos ao cargo de procurador-geral da República, ocupado atualmente por Raquel Dodge, que exercerá a função até setembro deste ano. O evento foi realizado no prédio da Procuradoria da República no Pará, na travessa Dom Romualdo de Seixas, e foi dividido em três blocos de perguntas previamente elaboradas e enviadas via internet por procuradores de todo o país. Na programação de debates, a capital paraense é a única cidade da região Norte a sediar o encontro.

Estiveram presentes os candidatos Blal Dalloul, procurador-regional da República; José Bonifácio de Andrada, subprocurador-geral; José Robalinho Cavalcanti, procurador-regional; Lauro Cardoso, procurador-regional; Luiza Frischeisen, subprocuradora-geral da República e a única mulher na disputa; Mário Bonsaglia, subprocurador-geral; Nívio de Freitas, subprocurador-geral; Paulo Eduardo Bueno, subprocurador-geral; e Vladimir Aras, procurador-regional. O presidente da ANPR e procurador-regional, Fábio Nóbrega, foi o mediador. O único candidato ausente foi Antônio Carlos Fonseca da Silva, subprocurador-geral.

Lista tríplice

A eleição será no dia 18, das 10h às 18h30, em todo o país, quando a lista tríplice com o nome dos três candidatos mais votados será formada e enviada, em seguida, para a escolha do presidente Jair Bolsonaro, que poderá optar por um dos três nomes.

Há 16 anos o critério da lista tem sido obedecido pelos presidentes da República e, segundo nota oficial da Associação, representa a “garantia fundamental de autonomia e independência na atuação do Ministério Público Federal (MPF), ao propiciar a escolha de alguém com representatividade e liderança institucional”.

Norte

De acordo a procuradora e diretora de eventos da ANPR, Nathália Mariel, Belém foi a cidade escolhida para iniciar o ciclo de debates em razão das particularidades da região Norte. “Fizemos um planejamento para abranger todas as regiões do país, mas em relação ao Norte, por ser uma região de especial atenção, pelos problemas ambientais, pela questão do trabalho escravo e de problemas da mineração, tivemos a preocupação de começar (os debates) por aqui, para trazer os candidatos à lista tríplice da Procuradoria Geral da República para debater especialmente temáticas ligadas à nossa região”, afirma.

Segundo a procuradora, o chefe do Ministério Público Federal, que será escolhido ou escolhida no próximo mês, possui atribuições fundamentais para o funcionamento do sistema democrático brasileiro. “Ele é o responsável por dar todo o suporte e orientação para as forças-tarefas e ser nosso porta-voz no Senado, na Câmara, no Supremo Tribunal Federal (STF), nos conselhos. Ele vai ser a principal liderança do MPF. Em tempos atuais, em que temos o combate à corrupção e a proteção ao meio ambiente como ‘lideranças’ dentro dos nossos temas, também precisamos de uma liderança que seja validada por toda a sociedade, por isso que os debates são públicos e abertos”, explica.


Os próximos debates serão em Recife, dia 31 de maio; em São Paulo, 4 de junho; Rio de Janeiro, 5 de junho; Porto Alegre, 11 de junho; e o último em Brasília, dia 15 de junho. A transmissão ao vivo é feita pelo TV ANPR, pela página da ANPR no Facebook e pela TV MPF.

 

 

Fonte: OLIBERAL.COM