“Agora é bonito, seguro e confortável”: novo terminal fluvial muda a rotina de passageiros no Pará

Moradores comemoram o início das operações do Terminal da Tamandaré, que substitui o Ver-o-Peso e promete mais conforto, dignidade e segurança nas viagens entre Belém e Barcarena.
Com estrutura moderna, áreas climatizadas e rampas amplas, o Terminal da Tamandaré substitui o antigo embarque do Ver-o-Peso e marca uma nova era na mobilidade fluvial do Pará. (Foto: Bruno Cecim/Agência Pará)

O transporte hidroviário entre Belém e Barcarena vive uma nova fase com o início das operações no Terminal Hidroviário da Tamandaré.

O novo espaço, entregue pelo Governo do Pará, substitui o antigo embarque do Ver-o-Peso e foi projetado para garantir mais conforto, segurança e acessibilidade aos passageiros — um marco na modernização da mobilidade fluvial da Região Metropolitana de Belém.

Entre os primeiros passageiros a utilizar o novo terminal, a moradora de Barcarena Daniene Almeida celebrou a mudança. Ela viaja com frequência para Belém, onde realiza tratamento de saúde, e afirma que o novo espaço representa mais dignidade e bem-estar para quem depende diariamente do transporte fluvial.

“Melhorou muito. No Ver-o-Peso era perigoso, tinha mau cheiro e o sol era forte. Aqui é bonito, seguro e confortável. O governo do Estado está de parabéns. Agora, além de viajar, aproveitei pra fazer fotos e registrar esse momento lindo”, comemorou.

Com instalações modernas, rampas amplas e áreas climatizadas, o Terminal da Tamandaré já é visto pelos usuários como um divisor de águas no transporte hidroviário paraense, unindo conforto, segurança e eficiência em um só espaço.

O Terminal da Tamandaré opera diariamente das 5h50 às 18h30, com travessias para Barcarena a cada 30 minutos, realizadas por quatro empresas autorizadas e fiscalizadas pela Artran. Uma lancha extra, em parceria com o município de Barcarena, faz o transporte exclusivo de estudantes às 22h.

O valor da passagem é tarifa única de R$ 17,58, com gratuidade para pessoas a partir de 65 anos, crianças menores de seis anos e pessoas com deficiência.

Além do destino principal, o terminal também oferece a linha Belém–Cotijuba, com saídas de segunda a sexta-feira, às 12h, e retorno no dia seguinte, às 8h. Nos finais de semana, as viagens partem às 8h, ampliando as opções de lazer e deslocamento entre as ilhas.

Com instalações modernas, rampas amplas e áreas climatizadas, o Terminal da Tamandaré já é visto pelos usuários como um divisor de águas no transporte hidroviário paraense, unindo conforto, segurança e eficiência em um só espaço.


(Da Redação do Fato Regional, com informações da Agência Pará).

 

Siga o Fato Regional no Facebook, no Instagram e no nosso canal no WhatsApp!


 

Leia mais