O governador do Pará, Helder Barbalho, defendeu nesta quarta-feira (5), no Rio de Janeiro (RJ), a ampliação do financiamento climático como condição essencial para acelerar a proteção da Amazônia e impulsionar o desenvolvimento sustentável.
A declaração foi feita durante o Fórum de Líderes Locais da COP30, realizado no Museu de Arte Moderna, que reuniu autoridades nacionais e internacionais e marcou o compromisso conjunto de governos subnacionais com a ação climática, rumo à 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30), que ocorrerá em Belém.
Durante o painel “Parceria Climática na Prática: O Modelo do Brasil”, Helder esteve ao lado da ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, e do prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, com moderação de Dan Ioschpe, Campeão de Alto Nível do Clima da COP30.

Em sua fala, o governador destacou a importância do evento como marco simbólico da contagem regressiva para a conferência global.
“Nós estamos acostumados a fazer roadshows pelo mundo para apresentar nossas ideias. Agora, será o único evento que estará na Amazônia, em Belém, e é o momento de mostrarmos o que já está sendo implementado e o que precisa de apoio para ganhar escala”, afirmou o governador.
Helder também ressaltou a urgência do financiamento climático para transformar compromissos em resultados concretos.
“As urgências climáticas colocam exatamente esta emergência de mobilização. É necessário financiamento para que as ideias possam ser transformadas em realidade”, destacou.
O governador enfatizou o trabalho do Pará na redução do desmatamento e na criação de políticas inovadoras que agregam valor à floresta viva.
“Floresta viva precisa valer mais do que floresta morta. Criamos o Plano Estadual de Bioeconomia e inauguramos o Parque de Bioeconomia e Inovação da Amazônia para transformar nossa biodiversidade em ativo de desenvolvimento sustentável”, explicou.
Financiamento climático e inclusão social
Ao abordar o mercado de carbono, Helder destacou que o Pará está estruturando, com o seu Sistema Jurisdicional de REDD+, um modelo sólido e participativo, construído com comunidades tradicionais, extrativistas, indígenas, quilombolas e agricultores familiares.
O governador reforçou que a transição verde precisa ser acompanhada de inclusão social.
“A principal missão de quem vive na Amazônia é cuidar da floresta e cuidar das pessoas. Não há justiça climática sem justiça social”, pontuou.
Helder afirmou que a COP30 em Belém será uma oportunidade inédita para o mundo compreender a realidade amazônica.
“Nós precisamos aproveitar a COP em Belém para que todos que falam sobre nós, mas nunca colocaram o pé na floresta, entendam: nós somos árvore, mas nós somos gente. Abaixo da copa das árvores vivem 29 milhões de brasileiros”, disse.
Carta dos líderes locais
O Fórum foi encerrado com o painel “De Paris a Belém: Um Chamado à Ação”, moderado por Antha Williams (Bloomberg Philanthropies), e contou com as participações de Laurence Tubiana (Fundação Europeia do Clima), Tony Evers (governador de Wisconsin, EUA) e Igor Normando (prefeito de Belém).
Em seguida, a prefeita de Paris, Anne Hidalgo, leu a declaração final “De Paris a Belém”, documento que expressa o compromisso dos líderes locais com a ambição climática e a cooperação internacional rumo à COP30.
“Seguimos para Belém com a carta dos líderes locais. Que a COP de Belém seja um sucesso, a partir também da liderança do presidente Lula. Que essa conferência traduza a ambição em ações concretas e mobilize o financiamento climático. Dez anos depois de Paris, o mundo volta seus olhos para Belém, cheio de esperança”, afirmou Hidalgo.
Encerrando o evento, Helder Barbalho, anfitrião da COP30 e liderança subnacional de destaque na agenda climática, reforçou o papel do Pará como articulador das soluções amazônicas para o mundo.
“O Brasil tem uma oportunidade única de liderar pelo exemplo, equilibrando desenvolvimento e proteção ambiental. Desbloquear o financiamento climático será essencial para transformar compromissos em resultados reais”, concluiu.

(Da Redação do Fato Regional, com informações da Agência Pará).
Siga o Fato Regional no Facebook, no Instagram e no nosso canal no WhatsApp!










