O governador Helder Barbalho inaugurou, nesta segunda-feira (10), o Pavilhão Pará, espaço que representa o protagonismo amazônico na 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30), em Belém. Localizado na Green Zone, no Parque da Cidade, o pavilhão é o centro das atividades do Governo do Estado durante a conferência, que ocorre até o dia 21 de novembro.
O ambiente abriga uma programação diversificada, com mais de 350 atividades, entre painéis, reuniões, exposições, debates e apresentações culturais. O espaço foi projetado para ser um ponto de encontro entre diferentes vozes da Amazônia e do mundo, promovendo diálogo, inovação e sustentabilidade.
Durante a cerimônia de abertura, Helder Barbalho destacou o caráter democrático e integrador do espaço, que reúne representantes dos governos municipal, estadual e federal, além de organizações não governamentais, universidades, movimentos sociais e o setor privado.

“O Pavilhão Pará foi pensado para criar uma atmosfera da Amazônia — de floresta, cultura, arte e musicalidade — e mostrar nossas belezas. A partir de um amplo e democrático processo, selecionamos programações que se conectam com a agenda da sustentabilidade. Este será o nosso ponto de imersão, uma oportunidade para que o mundo vivencie o que é estar na Amazônia e no Estado do Pará”, afirmou o governador.
Helder ressaltou que sediar a COP30 na Amazônia é um marco histórico e simbólico, reafirmando a capacidade da região de liderar soluções para o enfrentamento da crise climática global.
“Vencemos preconceitos. Muitos duvidavam que a Amazônia pudesse sediar o maior evento climático do mundo, e hoje provamos que somos capazes. Posicionar as florestas tropicais no centro das discussões climáticas é uma vitória para nós, que vivemos e protegemos este território”, reforçou.

Espaço de integração e inovação sustentável
Coordenado pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Clima e Sustentabilidade (Semas), o Pavilhão Pará reúne diversos órgãos estaduais e parceiros institucionais. O espaço conta ainda com o patrocínio do Banco do Estado do Pará (Banpará), que participa com painéis e lançamentos sobre finanças sustentáveis, microcrédito e mobilidade verde.
A proposta é evidenciar o protagonismo do Pará na construção de um novo modelo de desenvolvimento, baseado na economia verde e na valorização da floresta viva, integrando conhecimento tradicional, inovação e sustentabilidade.
“Esta atmosfera foi concebida para encantar e inspirar todos os que participam da COP30. Queremos que cada visitante usufrua deste espaço e viva a experiência de estar na Amazônia”, concluiu o governador.

(Da Redação do Fato Regional, com informações da Agência Pará).
Siga o Fato Regional no Facebook, no Instagram e no nosso canal no WhatsApp!










