O governador do Pará, Helder Barbalho, assinou na segunda-feira (10) um acordo de cooperação socioambiental com a empresa Hydro, referência no setor de alumínio, com o objetivo de fortalecer o Programa Estadual de Prevenção e Combate às Queimadas e Incêndios Florestais (PEPIF). A parceria, com duração de 36 meses, reforça o compromisso conjunto entre o Governo do Pará e a iniciativa privada pela sustentabilidade e preservação da Amazônia.
O termo de cooperação foi assinado durante a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30), evento em que Helder Barbalho destacou o protagonismo do Pará nas ações de enfrentamento às mudanças climáticas.

“Só teremos justiça climática se tivermos justiça social. Para garantir estes direitos ao meio ambiente e à sociedade local, estaremos promovendo a paz na Amazônia e contribuindo para um mundo melhor, que evite o avanço da temperatura e projete para as próximas gerações a contribuição decisiva do nosso tempo”, declarou o governador.
Helder também ressaltou os avanços obtidos pelo Estado na redução de focos de incêndio. “Ano passado tivemos um grande número de incêndios florestais e este ano já reduzimos os focos de queimadas em 85%”, afirmou.
O acordo prevê a doação de equipamentos, apoio operacional às equipes de campo e o treinamento e qualificação de profissionais que atuam diretamente nas ações de prevenção e combate às queimadas. As medidas seguem o Plano Operativo Anual do PEPIF, instituído pelo Decreto Estadual nº 4.739/2025.
Com a parceria, o Governo do Pará amplia sua capacidade operacional e reafirma o compromisso de Helder Barbalho em consolidar o Estado como referência nacional em políticas públicas ambientais, integrando desenvolvimento econômico, proteção ambiental e justiça social.

(Da Redação do Fato Regional, com inofmrações da Ageência Pará).
Siga o Fato Regional no Facebook, no Instagram e no nosso canal no WhatsApp!











