O Governo do Pará reforçou os investimentos em infraestrutura ao entregar, nesta segunda-feira (24), no Palácio do Governo, em Belém, máquinas destinadas à manutenção e conservação de estradas vicinais em Xinguara, Redenção, Floresta do Araguaia, Novo Repartimento e Castanhal.
A cerimônia contou com a presença do governador Helder Barbalho e da vice-governadora Hana Ghassan, além dos prefeitos das cidades contempladas. Ao todo, foram entregues quatro pás carregadeiras e dois rolos compressores.
Durante o ato, Helder Barbalho destacou que os equipamentos vão fortalecer a produção agrícola, melhorar a mobilidade e garantir melhores condições de escoamento de produtos.
“São equipamentos importantes que colaboram, seja para as atividades urbanas, como também para a produção rural e abertura de estradas em municípios de diversas regiões. Uma parceria com o deputado Júnior Ferrari, conjugada com o Governo do Estado, permitindo que Xinguara, Redenção, Floresta do Araguaia, Novo Repartimento e Castanhal sejam contemplados com máquinas essenciais para o desenvolvimento local”, afirmou o governador.
Os equipamentos são do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e foram repassados ao Núcleo de Gerenciamento do Pará Rural (NGPR), com intermediação do deputado federal Júnior Ferrari (PSD).

Investimentos contínuos
De 2019 até novembro de 2025, o Governo do Pará, por meio do NGPR, já entregou mais de 35 mil itens, somando aproximadamente R$ 99 milhões em investimentos destinados aos 144 municípios paraenses.
As ações beneficiam prefeituras, associações de agricultores, entidades da pesca e mais de 50 mil famílias em todo o estado.
O prefeito de Xinguara, Osvaldinho Assunção, enfatizou o impacto econômico da chegada dos equipamentos.
“Essas máquinas serão fundamentais para preparar estradas e ajudar os produtores rurais a escoarem seus mantimentos. Elas chegam em boa hora, porque muitos municípios estão sem maquinário e precisam alugar. Uma única máquina pode substituir um custo mensal de até R$ 50 mil com aluguel”, destacou.
Já o prefeito de Redenção, Rener de Santana Miranda, ressaltou a relevância do maquinário para fortalecer a produção local.
“Temos uma malha vicinal com grande volume produtivo. Redenção é um dos maiores produtores de soja do País e, com essas máquinas, poderemos atender ainda mais os nossos produtores, garantindo melhores condições para o escoamento da safra e para obras de pavimentação”, afirmou.

(Da Redação do Fato Regional, com informações da Agência Pará)
Siga o Fato Regional no Facebook, no Instagram e no nosso canal no WhatsApp!










