Polícia Civil desarticula quadrilha que planejava assaltar carga da Souza Cruz na Vila Carapanã, em São Félix do Xingu

Ação integrada frustra crime contra caminhão da Souza Cruz e resulta na prisão de três suspeitos, além do cumprimento de dois mandados de prisão.
A ação levou à prisão de três homens que se preparavam para assaltar um caminhão da empresa Souza Cruz S/A. Foto: Divulgação.

A Polícia Civil do Pará realizou, nesta terça-feira (25), uma operação de inteligência que resultou na desarticulação de uma quadrilha especializada em roubos de carga na região do Alto Xingu. A operação ocorreu na Vila Carapanã, localizada às margens da rodovia PA-279, em São Félix do Xingu, sul do Pará. A ação levou à prisão de três homens que se preparavam para assaltar um caminhão da empresa Souza Cruz S/A.

A equipe de inteligência, comandada pelo delegado superintendente do Alto Xingu, Raphael Machado, coordenou toda a operação, garantindo a prisão do grupo e evitando mais um roubo de carga na região.

Momento em que os acusados são abordados pelos policiais na PA-279, na Vila Carapanã. Foto: Reprodução.

Foram presos Agrinaldo da Silva Batista, Lucas Emanuel Silva e Davi da Costa Melo da Silva, todos capturados em flagrante enquanto aguardavam a passagem do veículo-alvo. Os três já eram monitorados por equipes da Superintendência da 14ª RISP, que há dias levantavam informações sobre a atuação da quadrilha na região.

Durante a operação, os policiais apreenderam um revólver calibre .38 municiado, quatro celulares, ferramentas de arrombamento (pé de cabra, martelo, alicate e chaves de fenda), luvas, máscaras e o veículo Fiat Argo branco usado pelos suspeitos. O carro já havia sido identificado anteriormente em outros assaltos à mesma empresa, graças à análise das características do automóvel fornecidas por funcionários.

A operação resultou na apreensão de um revólver calibre .38 municiado, quatro celulares, ferramentas de arrombamento (pé de cabra, martelo, alicate e chaves de fenda), luvas, máscaras. Foto: Divulgação.

A integração entre as forças policiais também permitiu a identificação de dois mandados de prisão em aberto. Agrinaldo da Silva Batista estava utilizando o RG do próprio irmão no momento da abordagem, o que gerou ainda a prisão pelo crime de uso de documento falso. Em seguida, foi confirmado que ele tinha mandado de prisão definitivo expedido pela 2ª Vara Criminal de Açailândia (MA) por crimes de roubo e cárcere privado.

Já Davi da Costa Melo da Silva possuía mandado de prisão preventiva expedido pela 4ª Vara de Santa Inês (MA), pelos crimes previstos no artigo 155 do Código Penal.

Segundo a Polícia Civil, o grupo demonstrava planejamento prévio, com divisão de tarefas e uso de ferramentas específicas para o arrombamento da carga, o que reforça a suspeita de envolvimento em uma rede criminosa estruturada, responsável por diversos roubos na região.

Um veículo Fiat Argo branco usado pelos suspeitos também foi apreendido pelos polciais. Foto: Divulgação.

A operação é resultado direto da troca de informações, monitoramento e trabalho de inteligência entre as forças de segurança, que vêm intensificando as ações para combater quadrilhas especializadas que atuam nas rodovias do sul do Pará.

Os três presos foram encaminhados à unidade policial e permanecem à disposição da Justiça.’

 


(Da Redação do Fato Regional, com informações da 14ª RISP – Superintendência Regional do Alto Xingu)

Siga o Fato Regional no Facebook, no Instagram e no nosso canal no WhatsApp!


 

 

Leia mais