Um pescador gravou, nesta semana, um vídeo no rio Carapanãzinho, sul do Pará, denunciando uma grave mortandade de peixes e a possível presença de substância contaminante na água. Nas imagens, ele mostra uma extensa área do rio tomada por cardumes mortos, descrevendo que o que se vê na superfície “não é pedra, é só peixe”.
Segundo o relato, diversos tipos de espécies aparecem agonizando ou já sem vida. Até mesmo arraias, conhecidas por sua resistência, estariam morrendo. O pescador alerta para a gravidade da situação e cobra a presença dos órgãos ambientais na região.
“Agora é a hora do Meio Ambiente aparecer aqui, né? Cadê? Tem ninguém aqui. Vim ver o que está acontecendo, mas não aparece”, afirma no vídeo.
A comunidade local teme que algum produto químico lançado no curso d’água tenha causado o desastre ambiental. Moradores pedem que autoridades municipais, estaduais e federais investiguem a origem da contaminação e adotem medidas urgentes para evitar danos ainda maiores ao ecossistema do rio Carapanãzinho, importante para subsistência e pesca na região.

(Da Redação do Fato Regional)
Siga o Fato Regional no Facebook, no Instagram e no nosso canal no WhatsApp!











