Primeiro Mundo de Ourilândia do Norte forma sua primeira turma do Proerd em cerimônia histórica

Parceria entre Vale, escola e Polícia Militar beneficia 100 alunos do 5º e 7º ano e marca a estreia do programa na unidade.
Alunos, equipe gestora e parceiros celebram juntos a entrega dos certificados do Proerd, marcando uma conquista histórica para a Escola Primeiro Mundo. (Foto: PMPA)

A Escola Primeiro Mundo, em Ourilândia do Norte, sul do Pará, realizou a formatura das turmas do 5º e 7º ano que integraram a primeira edição do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) na unidade. O evento marca um momento pioneiro e significativo para a comunidade escolar.

A iniciativa é fruto da parceria entre a Vale, a direção da escola e a Polícia Militar do Estado do Pará (PMPA). No total, cinco turmas — três do 5º ano e duas do 7º ano — participaram do programa, somando 100 estudantes.

Durante três meses, os alunos assistiram a dez aulas ministradas pelo coronel da PM Marcus Formigosa e pelo sargento Edson Alves, instrutores do Proerd.

Alunos do 5º e 7º ano de Ourilândia do Norte participam das aulas do Proerd, reforçando valores de cidadania, respeito e tomada de decisões seguras. (Foto: PMPA)

A diretora Josane Klay destacou a importância do momento para a escola.

“Estamos muito felizes por formarmos a primeira turma do Proerd. As crianças aprenderam de maneira lúdica, compreenderam a importância de dizer ‘não’ e receberam orientações essenciais para lidar com situações desconhecidas. Foi um trabalho conduzido com muita competência pelos instrutores coronel Formigosa e sargento Edson Alves.”

Estudantes de Ourilândia do Norte atentos às atividades do Proerd, vivenciando aprendizado prático sobre prevenção, respeito e escolhas seguras. (Foto: PMPA)

O coronel Marcus Formigosa, comandante do CPR XIII e instrutor pioneiro do Proerd no Pará há 22 anos, reforçou o significado histórico da cerimônia.

“Foi gratificante ver o envolvimento dos alunos. Hoje é um dia histórico, pois me torno o primeiro coronel da PMPA a ministrar e formar uma turma do Proerd em sala de aula. Já ministrei o programa em todas as graduações — de 2º tenente a coronel — e é uma honra seguir contribuindo com esse trabalho preventivo.”


(Da Redação do Fato Regional, com informações do CPR XIII).

 

Siga o Fato Regional no Facebook, no Instagram e no nosso canal no WhatsApp!

 

Leia mais