O Governo do Pará entregou, na quarta-feira (17), a nova Gerência Regional e Unidade Local de Sanidade Agropecuária (Ulsa) da Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Pará (Adepará) no município de Xinguara, no sul do Estado. A unidade foi completamente reconstruída e passa a oferecer melhores condições de trabalho aos servidores e mais qualidade no atendimento aos produtores rurais da região.
Durante a cerimônia de entrega, o governador Helder Barbalho destacou o papel estratégico da Adepará no fortalecimento da produção agropecuária paraense. Segundo ele, o investimento na estrutura da Agência reflete diretamente na melhoria da produção e na valorização do pequeno produtor.
“O fortalecimento e a intensificação das ações da Adepará melhoram a produção agropecuária no Estado do Pará, ajudando e colaborando com o pequeno produtor para que possamos produzir mais e com qualidade. Estamos entregando a reconstrução da sede da Adepará, que será um ambiente adequado para receber os produtores rurais do nosso Estado”, afirmou o governador.
Localizada no centro de Xinguara, a nova unidade passou por sete meses de obras, que geraram emprego e renda na região, com investimento de aproximadamente R$ 800 mil. O prédio conta agora com mobiliário moderno, novos equipamentos de informática, sistema de climatização e uma estrutura mais adequada para o desempenho das atividades técnicas e administrativas.
Além disso, a unidade foi equipada com novos veículos, que vão reforçar as ações de fiscalização agropecuária no município e em toda a região de abrangência. O espaço também garante mais eficiência na prestação de serviços essenciais, como a emissão da Guia de Trânsito Animal e Vegetal (GTA e GTV) e o cadastro agropecuário, abrangendo tanto a saúde animal quanto a proteção dos cultivos agrícolas.
Xinguara tem papel de destaque nas políticas públicas voltadas à pecuária no Pará. O município foi o ponto de partida do programa Pecuária Sustentável e também o local onde teve início a implementação do Sistema de Rastreabilidade Bovídea Individual do Pará (SRBIPA), com a identificação do primeiro lote de bovinos por meio de brincos visuais e eletrônicos. Atualmente, mais de 475 mil cabeças de gado do município já estão registradas no sistema, que tem como meta identificar individualmente todo o rebanho paraense até 31 de dezembro de 2030.
A entrega da nova unidade integra um amplo processo de reestruturação das instalações físicas da Adepará promovido pela atual gestão estadual. Somente em 2025, o Governo do Pará entregou à Agência 50 motocicletas, 15 lanchas e uma usina de energia solar, com capacidade estimada de geração de 1,4 milhão de kWh por ano. A iniciativa garante o abastecimento energético de todas as unidades da Adepará, reduz custos operacionais e contribui para a mitigação da emissão de gases poluentes.














