Ualame Machado deixa a Segup e assume a Secretaria de Saúde do Pará

Ex-secretário de Segurança é nomeado para a Sespa em meio a reforma administrativa do governo Helder Barbalho.
Na Segup, o comando passa a ser exercido por Ed-Lin Anselmo de Lima, até então secretário adjunto de Gestão Operacional. (Foto: Pedro Guerreiro / Agência Pará)

O delegado da Polícia Federal Ualame Fialho Machado foi exonerado, nesta segunda-feira (12), do cargo de secretário de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup). A mudança integra a reforma administrativa promovida pelo governo do Pará e foi oficializada por meio de publicação no Diário Oficial do Estado (DOE).

Paraense, nascido no arquipélago do Marajó, Ualame Machado é delegado da Polícia Federal desde 2002. É graduado em Direito pela Universidade Federal do Pará (UFPA), com especializações em Sociedade e Gestão da Segurança Pública (UFPA) e em Gestão e Governança na Segurança Pública pela Fundação Getulio Vargas (FGV). Sua trajetória na PF inclui atuação em Santarém e o comando da Superintendência Regional no Pará entre 2016 e 2018.

Nomeado para a Segup em dezembro de 2018 pelo então governador eleito Helder Barbalho (MDB), Machado permaneceu à frente da pasta por quase oito anos. Durante sua gestão, destacou-se pela defesa da integração entre a Polícia Militar, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros, além da coordenação de grandes operações e eventos nacionais e internacionais no estado.

Com a reformulação, Ualame Machado assume agora a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), substituindo Ivete Gadelha Vaz, que foi exonerada e passa a atuar como coordenadora do Núcleo de Ações Estratégicas do governo estadual.

Na Segup, o comando passa a ser exercido por Ed-Lin Anselmo de Lima, até então secretário adjunto de Gestão Operacional, que foi promovido a titular da pasta. Outra mudança anunciada foi a de Paulo Roberto dos Santos Lima, que deixa o cargo de secretário adjunto de Gestão Administrativa da Segup para assumir a mesma função na Sespa.

As alterações fazem parte de um redesenho administrativo do governo estadual, com o objetivo de fortalecer áreas estratégicas e dar novo direcionamento à gestão pública no Pará.

 


(Da Redação do Fato Regional, com informaçóes do G1 PA).

 

Siga o Fato Regional no Facebook, no Instagram e no nosso canal no WhatsApp!

Leia mais