O Ministério da Educação (MEC) divulgou, nesta terça-feira (3), o resultado da primeira chamada do processo seletivo do Programa Universidade para Todos (Prouni), referente ao primeiro semestre de 2026. As informações estão disponíveis no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior.
Esta é a maior edição da história do Prouni, com a oferta de 594.519 bolsas, sendo 274.819 integrais (100%) e 319.700 parciais (50%), destinadas a cursos de graduação e sequenciais de formação específica em instituições privadas de ensino superior.
Criado em 2004 pela Lei nº 11.096/2005, o Prouni concede bolsas de estudo a estudantes brasileiros sem diploma de nível superior, com base no desempenho no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O programa realiza dois processos seletivos por ano.
Comprovação de informações
Os candidatos pré-selecionados devem comprovar as informações declaradas na inscrição entre os dias 3 e 13 de fevereiro, diretamente na instituição de ensino superior para a qual foram selecionados. A entrega da documentação pode ser feita presencialmente ou por meio eletrônico.
As instituições deverão disponibilizar, em seus sites oficiais, um campo específico para o envio digital dos documentos. Caso isso não seja possível, deverão informar locais e horários para o recebimento presencial. As regras completas do processo seletivo constam no Edital nº 2/2026.
Segunda chamada
O resultado da segunda chamada do Prouni 2026/1 será divulgado em 2 de março, com prazo para comprovação das informações entre 2 e 13 de março.
Lista de espera
Os candidatos que não forem selecionados nas chamadas regulares poderão manifestar interesse em participar da lista de espera nos dias 25 e 26 de março, por meio do Portal Acesso Único. A lista estará disponível para consulta a partir de 31 de março.
Cronograma do Prouni 2026/1
• Inscrições: 26 a 29 de janeiro
• Resultado da 1ª chamada: 3 de fevereiro
• Resultado da 2ª chamada: 2 de março
• Manifestação de interesse na lista de espera: 25 e 26 de março
• Resultado da lista de espera: 31 de março
Certificação do ensino médio
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) disponibilizou, na Página do Participante, a declaração de atendimento às condições para certificação de conclusão do ensino médio.
O documento permite a pré-matrícula em instituições de ensino superior para candidatos do Prouni, do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), desde que atendidos os critérios e prazos definidos pelas instituições.
(Da Redação do Fato Regional, com informações do Gov.com)
Siga o Fato Regional no Facebook, no Instagram e no nosso canal no WhatsApp!











