A Assembleia Legislativa do Estado do Pará (Alepa) aprovou em sessão ordinária, nessa quarta-feira, 29, a criação da Frente Parlamentar de Bem-Estar, Proteção e Defesa dos Animais, proposta pelo deputado estadual Igor Normando (Pode-PA). De acordo com o parlamentar, a ideia é atuar no âmbito da própria Assembleia Legislativa, dialogando com todos aqueles que se interessam pela causa animal.
“A frente vai tratar de todos os projetos que são de interesse da proteção e bem-estar dos animais, ao mesmo tempo vai dialogar com o poder público, o Executivo, Ministério Público e Tribunal de Justiça do Estado sobre a questão das leis e da fiscalização, para que de fato elas possam ser efetivas”, disse Igor Normando.
Ele informou também que a nova Frente Parlamentar quer criar um espaço de debate visando ao aperfeiçoamento dos meios de Bem-Estar, Proteção e Defesa dos Animais onde os principais objetivos serão estudar, avaliar e discutir propostas para a melhoria das condições de saúde pública animal no Pará.
Segundo a Alepa, o Pará tem índices altos de abandonos de animais, maus-tratos e zoonoses. A Frente Parlamentar quer dar visibilidade e tratamento efetivo às pautas da causa animal articulando um diálogo direto entre as entidades, organizações do terceiro setor e poder público.
Fonte: OLIBERAL.COM