O governador do Pará, Helder Barbalho, reuniu nesta quinta-feira (4), em Belém, com representantes das prefeituras municipais do estado. Um dos assuntos foi o alinhamento de ações voltadas à educação.
A gestão estadual falou sobre projetos e planos de trabalho e da importância de ações articuladas entre as diferentes esferas de governo que, além de mostrar a parceria, e a relação de gestão entre Estado e municípios, o foco é o envolvimento dos 144 municípios na construção de um Pará melhor.
“Temos um planejamento para as escolas estaduais, para melhorar o índice de desenvolvimento da educação, porém, é fundamental o envolvimento dos municípios. A avaliação se dá para todos os paraenses, independente se são alunos da rede estadual ou municipal, e é por isso que convidamos todos os prefeitos, para esse compromisso em favor da educação, da melhoria da qualidade de nossas escolas, da valorização profissional”, destacou. “Queremos, acima de tudo, que alunos e pais estejam no único sentido de promover uma educação de qualidade no Pará”.
Helder ressaltou que, essa semana, começará a reforma de 100 unidades de ensino que são consideradas as piores em condições físicas, para que, na volta das férias, os alunos possam estar em um ambiente mais adequado. “Nós temos 933 escolas no Estado. Dessas, 600 necessitam de recuperação e esse é o nosso foco. Vamos reconstruir, recompor e reestruturar, mas além da estrutura física, é fundamental a melhoria no transporte e merenda escolar, o envolvimento de alunos e pais juntos com os nossos professores, para que esse movimento possa resultar na transformação da educação no Pará”, complementou.
“Se não houver comprometimento do chefe do executivo com esta causa, seguramente, estará fragilizado o movimento. É fundamental que o governador e o prefeito tenham essa compreensão, e que a determinação de Estado e Município seja num único caminho, que é colocar a educação como prioridade absoluta”, finalizou Helder.
O encontro terminou no início da noite. Durante a tarde, os gestores apresentaram as obras que estão sendo planejadas e executadas nos municípios.
Com informações da Agência Pará