Quem vai ao lugar pela primeira vez, não se espante se for recepcionado, do alto de uma árvore, por simpáticos macacos-prego. De galho em galho, eles observam tranquilamente a movimentação dos visitantes. O Parque Nacional Ambiental do Caiteté, incrustrado na mata do município de Ourilândia do Norte, sudeste do Pará, há poucas horas da cidade, é o lugar perfeito para quem busca harmonia com a natureza.
Com belas trilhas e cachoeiras rochosas — de águas claras e gélidas — a área, de 29 hectares, onde flui o rio Caiteté, que corta a cidade de Ourilândia do Norte, atrai dezenas de turistas e moradores do município o ano inteiro. O parque está a apenas 23 quilômetros do centro da cidade e é aberto todos os dias, com entrada gratuita. O visitante que optar por fazer trilhas vai se deslumbrar com tanta beleza e uma infinidade de espécies da fauna e da flora amazônicas. A entrada é pelo projeto Casulo, às margens da PA 279, a 500 metros da rodovia.
As cachoeiras do local formam uma reserva hídrica com um rico ecossistema. A mata do local é ciliar, formada por vegetais às margens do rio. A queda d’água forma correntezas cristalinas, onde é possível se refrescar após a caminhada nas trilhas da mata.
O Parque Ambiental do Caiteté fica localizado em uma área nobre de preservação permanente criada pela lei municipal nº 394/2008, de 18 de julho de 2008. Sua área é constituída por uma vegetação nativa de um verde exuberante, localizada à margem esquerda do Rio Caiteté. O lugar também pode ser usando para pesquisas e também e para prática do turismo ecológico.
Como chegar:
De Belém, por acesso rodoviário, segue pela Alça Viária e PA-150 até Marabá, percorrendo a BR-155 até a Xinguara, de onde inicia PA-279, até o município.
Da Redação Fato Regional