A polícia de Hong Kong entrou em confronto com centenas de manifestantes pró-democracia que protestam nesta terça-feira, 13, no aeroporto internacional de Hong Kong, um dia após intensos protestos provocarem o cancelamento de diversos voos.
Os policiais usaram gás de pimenta para tentar dispersar os manifestantes, que bloquearam os corredores que levam às áreas de embarque de dois terminais. O confrontou durou cerca de cinco minutos, e não há informações de feridos.
As autoridades aeroportuárias de Hong Kong decidiram cancelar todos os voos com decolagem prevista para o território. “As operações nos terminais do aeroporto internacional de Hong Kong foram seriamente prejudicadas em razão de uma concentração pública”, indicaram em um comunicado.
Apenas um pequeno grupo de manifestantes passou a noite no aeroporto e os voos foram retomados no início do dia. Contudo, horas depois, centenas de ativistas voltaram a se concentrar no local em resposta à convocação para uma nova manifestação.
Vestidos de preto, cor que se tornou símbolo do movimento, eles gritavam frases como “Levante Hong Kong, levante pela liberdade”, enquanto os passageiros se apressavam para tentar embarcar nos voos.
Na segunda-feira, as autoridades aeroportuárias da cidade cancelaram todos os voos depois que milhares de manifestantes invadiram o saguão de desembarque. Companhias aéreas precisaram remarcar voos para os passageiros que não conseguiram decolar no dia.
Fonte: O Estado de S.Paulo