sábado, 23 de novembro de 2024

FALE COM FATO REGIONAL

Envie Notícias, Fotos e Sugestões

FALE COM FATO REGIONAL

Envie Notícias, Fotos e Sugestões

Após desativação, Complexo Penitenciário em Santa Izabel do Pará será demolido

Segundo a Susipe, a desativação aconteceu devida a falta de estrutura física do local. Duas unidades serão construídas e entregues em dois meses.

A Superintendência do Sistema Penitenciário do Estado do Pará (Susipe) informou neste domingo (18) que vai desativar o CRPP I, localizado no Complexo Penitenciário de Santa Izabel, no nordeste do Pará. Sem condições de voltar a funcionar normalmente, a unidade será demolida. A desativação aconteceu após a retirada e transferência de 1.190 detentos do bloco para outras unidades prisionais, do Centro de Centro de Recuperação Penitenciário do Pará I no dia 7 de agosto.

Segundo a Susipe, a desativação aconteceu devida a estrutura física que não davam condições necessárias de abrigo para os presos custodiados no local. Além disso, não permitia a atuação com segurança dos agentes públicos do sistema prisional.

“Essa é uma arquitetura antiga construída como se fosse um assoalho suspenso de concreto e que está totalmente tomado de túneis por baixo, com anos de existência. Esta é a unidade onde mais tentativas de fugas são frustradas, onde mais túneis são fechados, onde há uma indisciplina muito grande dos presos porque eles vivem soltos; as celas foram todas quebradas e não há nenhuma cela funcionando. É um local sem segurança nenhuma”, explica o secretário Extraordinário de Estado para Assuntos Penitenciários, Jarbas Vasconcelos.

O local por ser uma unidade prisional antiga, havia a necessidade de ter muitos agentes envolvidos na rotina carcerária, uma vez que os internos viviam soltos. Sem condições de voltar a funcionar normalmente, a unidade será demolida. Para isso, a Susipe já formalizou ao Departamento Penitenciário Nacional (DEPEN) um pedido de verba para a construção de novas unidades prisionais. Ainda segundo o secretário, um projeto de refazer essa unidade prisional já foi apresentado ao DEPEN. Agora estão sendo construídos dois blocos para 342 vagas, que ficarão prontos em dois meses.

Fonte: G1 Pará