Uma intensa fumaça provocada por queimadas que tomam conta de parte da floresta, na região sudeste do Pará, atingiu a reserva ambiental Triunfo do Xingu, no município de São Félix do Xingu. O local possui pelo menos cinco focos de queimadas. Segundo o Governo do Estado, equipes da Secretaria de Meio Ambiente estão no local há cinco dias, realizando operações contra o desmatamento ilegal.
Em uma fazenda da região onde, segundo denúncias, o incêndio teria começado, funcionários afirmaram que atearam fogo em cinco mil hectares de terra. Ainda de acordo com os trabalhadores, o objetivo era queimar mais de 20 hectares.
Segundo o exército brasileiro, 47 militares foram enviados ao município para combater os incêndios florestais na região. A equipe segue trabalhando em um levantamento para identificar novos focos de incêndio.
As queimadas têm repercutido internacionalmente, e o presidente Jair Bolsonaro autorizou o envio de tropas das Forças Armadas ao Pará e outros estados.
Desde o domingo (25), um centro de operações foi instalado no Comando Militar do Norte, em Belém, para planejar, executar e monitorar as ações para conter e evitar novos focos de incêndio e desmatamentos ilegais.
Militares das Forças Armadas foram enviados a Altamira nesta segunda-feira (26) para dar apoio às ações.
Os militares do 51º Batalhão de Infantaria de Selva devem ficar preparados, de sobreaviso, caso seja necessário o emprego da tropa nas áreas de queimadas. O local fica distante da sede do município. Ainda não foi definida uma data para o deslocamento para essas áreas.
Segundo o governo federal, o Parna Campos dos Ferruginosos é uma das regiões que recebeu a Força Nacional de Segurança Pública.
Com informações do G1 Pará