sexta-feira, 22 de novembro de 2024

FALE COM FATO REGIONAL

Envie Notícias, Fotos e Sugestões

FALE COM FATO REGIONAL

Envie Notícias, Fotos e Sugestões

Entrevista: prefeito Veloso fala ao Portal Fato Regional sobre retorno total da Vale em Ourilândia

Mineração Onça Puma produz níquel no Estado do Pará e pertence à Vale. Foto: ( Wesley Costa )

O assunto nos municípios da PA-279, principalmente em Ourilândia do Norte, sudeste paraense, é o mesmo: “o retorno total das atividades da Mineradora Vale no município”, decidido pelo presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Dias Toffoli, na quinta-feira, 12.

Prefeito de Ourilândia, Dr. Romildo Veloso

Com isso, muita coisa irá mudar no município de Ourilândia e, para explicar um pouco mais sobre a importância desta decisão, a reportagem do Portal Fato Regional, ouviu o prefeito do município, Dr. Romildo Veloso que falou um pouco sobre os novos rumos que a cidade irá tomar, após esta decisão.

Portal Fato Regional: Prefeito, como será este retorno da Vale, após esta decisão do STF, liberando a operacionalização total da Vale no município, através do projeto Onça Puma, no município de Ourilândia?

Prefeito Dr. Veloso: “A Vale já reiniciou suas atividades totais a partir de hoje, dia 13, neste primeiro momento ela faz uma mobilização dos seus equipamentos, já que estiveram paralisados por um longo tempo, os índios deverão receber sua compensação e, com isso, a normalidade dentro do município deverá ser retomada, gerando emprego e renda para toda a população da PA-279”.

Portal Fato Regional: Os trabalhadores que foram dispensados, deverão retornar aos seus empregos após esta decisão?

Prefeito Dr. Veloso: “A Vale demitiu poucos funcionários e, parte dos que ficaram, foram remanejados para seus municípios parceiros como Canaã e Parauapebas. Com isso, esses funcionários deverão retornar ao município de Ourilândia, para a mina de Onça Puma e, novos empregos deverão ser criados para readequar tanto o primeiro furo, quanto ao segundo furo.

Portal Fato Regional: Sobre esta decisão, qual foi o papel da Prefeitura?

Prefeito Dr. Veloso: “Graças a Deus a Prefeitura entrou com um recurso de suspensão da decisão de paralisação das atividades da Onça Puma, apresentamos diversos estudos, laudos e, com isso, o STF entendeu que o impacto causado é mínimo e, não ameaça em nada as famílias indígenas, tão pouco a população ourilandense.

Portal Fato Regional: Em quê esta determinação será benéfica ao município? E em quanto tempo estaremos vendo o retorno positivo deste resultado?

Prefeito Dr. Veloso: “Para o município esta decisão é ótima. Com isso o fluxo de caixa da Prefeitura irá melhorar nos próximos 60 à 90 dias e, deveremos sentar, nos organizar com os nossos secretários e programar novas contratações, ou seja, mais emprego e renda para Ourilândia e, também poderemos, enfim, realizar uma grande festa em comemoração ao aniversário da cidade e, as obras que ficaram paradas, deverão ser retomadas e outras aceleradas”.

Usina de Onça Puma, em Ourilândia do Norte,Capacidade produtiva é de 53 mil toneladas de níquel por ano (Vale / Silvano Machado)

VALE

A mineradora Vale se manifestou sobre a decisão do presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Dias Toffoli, que autorizou a retomada das operações no projeto Onça Puma, planta técnica de extração e usinagem de níquel localizada em Ourilândia do Norte, região sudeste do Pará.

Em nota: “Com a liberação, o empreendimento que estava com as minas de Onça e de Puma paralisadas desde setembro de 2017 e a usina de processamento de níquel desde junho deste ano, retornam às atividades.


O STF também determinou a liberação dos depósitos judiciais aos indígenas Xikrin do Cateté e Kayapo, que estavam bloqueados por decisão do Tribunal Regional Federal da 1ª Região em Mandado de Segurança impetrado pela Vale”.

 

 

Da Redação Fato Regional