Será realizada nesta sexta-feira, 04, na Câmara Municipal de Tucumã, sudeste paraense, às 9h, uma Audiência Pública sobre o destino de resíduos sólidos (lixo) e reciclável no município, promovida pelo Conselho Municipal de Meio Ambiente.
“Estaremos discutindo sobre a aplicação da política nacional de resíduos sólidos, a qual determina que os municípios direcionem o resíduo (lixo) para uma área adequada, os denominados aterro sanitários e, que as pessoas executem a prática de separar o que é descartado (lixo) do que é reciclável. Tudo isso estaremos mostrando na audiência, por isso é importante a presença de todos”, informou Clarismar Oliveira, presidente do Conselho Municipal de Meio Ambiente de Tucumã.
Clarismar também informou que, é na audiência que será discutida aos moradores e empresários a forma adequada de separar o que é lixo do que é reciclável. “Estaremos junto com os moradores, donos de estabelecimentos comerciais e cooperativa de catadores, para saber, primeiramente, como eles têm feito este trabalho e, orientá-los, sobre a forma adequada, inclusive, nós do Conselho determinamos que em 2020, todas as empresas produtoras de resíduos, deverão ter sua praça de resíduos e, as mesmas deverão comprovar que estão destinando o material para algum catador específico ou cooperativa”, finaliza.
Da Redação Fato Regional