A Polícia Rodoviária Federal (PRF) na rodovia Cuiabá-Santarém (BR-163), 56,7 metros cúbicos de madeira sem documento fiscal e licença ambiental. A apreensão foi feita na tarde desta segunda-feira (08), próximo a Feira de Agropecuária de Santarém, no Baixo Amazonas paraense.
Os agentes abordaram um caminhão modelo Volkswagen que tracionava um semi-reboque suspeito de transporte ilegal de madeira, pois já possuía ocorrência desta natureza. No local, foi encontrado o proprietário da carga e do veículo, bem como o condutor. Foi feita a verificação de que o caminhão estava carregado de madeira sem a Guia Florestal e Documentos de Origem Florestal (DOF).
Com essa constatação, os condutores foram então encaminhados ao Posto PRF de Santarém para a verificação detalhada, sendo acionado o apoio do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) para verificação da origem e das pendências relacionadas.
Durante a fiscalização, foram apresentadas notas fiscais para um volume de 20,4m³ de madeira, dessa forma, a diferença entre o volume de madeira descrito nas notas e o volume realmente transportado foi de 46,3m³.
O proprietário foi qualificado como autor do crime de transportar, adquirir, vender, madeira, lenha, carvão sem licença válida, detalhada no artigo 26 da Lei 9605/98. A madeira e os veículos foram apreendidos e encaminhados ao Ibama.
Fonte: O Liberal