Mano Menezes tem aproveitamento alto nestes 12 primeiros jogos no Palmeiras, mas tentará na quarta-feira, contra o São Paulo, obter a primeira vitória contra um rival do “bloco de cima” do Brasileiro. Dos oito triunfos conquistados até aqui, o adversário mais bem colocado é o Goiás, 10º.
As outras vitórias foram contra: Fluminense (16º), Cruzeiro (17º), Fortaleza (14º), CSA (18º), Botafogo (13º), Chapecoense (19º) e Avaí (20º). Contra rivais que brigam por vaga na Libertadores, o Verdão perdeu para o Santos (3º) e empatou com Internacional (5º), Athletico (8º), além do Atlético-MG (12º).
Com oito triunfos, três igualdades e apenas um revés, Mano Menezes tem aproveitamento de 75% dos pontos no Palmeiras. Luiz Felipe Scolari, seu antecessor e campeão em 2018, deixou o clube com 62,5% nas 16 primeiras rodadas do Campeonato Brasileiro.
A partir do São Paulo, quarto colocado, o Palmeiras ainda enfrentará neste Brasileiro: Ceará (15º), Vasco (11º), Corinthians (6º), Bahia (9º), Grêmio (7º), Fluminense, Flamengo (1º), Goiás e Cruzeiro. Ou seja, o líder, quatro postulantes a uma vaga na Libertadores, um rival no meio de tabela e quatro que lutam contra a queda à Série B.
Após bater o Avaí, na Ressacada, Mano Menezes respondeu com bom humor sobre a necessidade de vencer para manter viva alguma esperança de conquista de título – o time está a dez pontos de distância para o Flamengo.
– Hoje (é vencer ou vencer), quarta, domingo, na outra quarta… é vencer ou vencer. Temos que se acostumar com isso, saber conviver com essa pressão. Isso cria um espírito vencedor sob pressão. Isso prepara a equipe melhor para jogos decisivos. Quando a pressão está alta, às vezes você deixa de ser objetivo, de ser ofensivo com chances criadas. A equipe pode aproveitar esse momento para se preparar para momentos futuros importantes – apontou.
Ainda que esta seja a melhor campanha do Palmeiras em pontos corridos, empatado com 2016 (57 pontos em 28 rodadas), o time tem apenas 3% de chances de conquistar o bicampeonato. Uma vaga no G4, contudo, está praticamente assegurada: 99%. Os cálculos são do matemático Tristão Garcia.
Fonte: O Liberal