segunda-feira, 29 de abril de 2024

FALE COM FATO REGIONAL

Envie Notícias, Fotos e Sugestões

FALE COM FATO REGIONAL

Envie Notícias, Fotos e Sugestões

UFPA, Uepa e Ufopa divulgam listões hoje

Juntas, as três instituições somam 188 mil inscritos para mais de 12 mil vagas

Três instituições de ensino superior divulgam os resultados de processos seletivos hoje: Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa),  a partir de 8h; Universidade do Estado do Pará (Uepa), a partir das 10h; e Universidade Federal do Pará (UFPA), a partir das 14h. Ao todo, 12.106 vagas poderão ser preenchidas. Os aprovados devem ficar atentos aos prazos de matrículas descritos nos editais. Todas fizeram processos seletivos próprios, baseados nas notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Os resultados já deveriam ter saído, mas como o Ministério da Educação (MEC) reconheceu que havia erros nas correções de quase 6 mil provas, ações judiciais e reclamações nas redes sociais foram acumulando e gerando insegurança. Até que a Justiça Federal de São Paulo suspendeu a divulgação dos resultado do Sistema de Seleção Unificado (Sisu) e exigiu comprovação de que as notas eram seguras. As suspeitas foram eliminadas por decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ), na terça-feira (28).

Na Ufopa, são mais de 12 mil candidatos ansiosos pelo resultado do PSR 2020. A oferta total foi de 1.307 vagas, em 40 cursos de graduação nas cidades de Santarém, Alenquer, Itaituba, Juruti, Monte Alegre, Óbidos e Oriximiná. Foram 10.866 inscritos nas vagas destinados às cotas sociais e 1.857 na ampla concorrência. Os listões com aprovados serão fixados nos murais da Unidade Amazônia, Campus Santarém e dos campi Alenquer, Itaituba, Juruti, Monte Alegre, Óbidos e Oriximiná. A publicação no site e nos murais das Unidades Rondon e Tapajós será a partir das 9h.

Às 10h, a Uepa divulga o resultado do Prosel 2020. Haverá leitura do listão nas rádios, listas impressas no campus Telégrafo e divulgação no site oficial. Foram 3.656 vagas, em 28 cursos, em 16 municípios. Do total, 1.532 vagas foram ofertadas na capital e 2.124 vagas no interior. Metade das vagas foi destinada a cotas sociais. São mais de 83 mil candidatos. Fisioterapia foi o curso mais concorrido. A matrícula dos calouros será feita entre 4 e 7 de fevereiro.

As aulas da Uepa começam em 10 de fevereiro. Os períodos de chamadas de repescagem para cursos com entrada no 1º e 2º semestres de 2020 ocorrerão entre 18 de fevereiro e 30 de março e de 3 a 30 de agosto (período de chamada subsequente para cursos com entrada apenas no 2º semestre de 2020).

Por fim, a partir das 14h, a UFPA acaba com a espera de mais de 93 mil candidatos, que disputam 7.143 vagas. Do total, 3.449 vagas foram ofertadas para ampla concorrência; 3.503 foram pelo sistema de cotas; e também 191 vagas extras, ofertadas exclusivamente para pessoas com deficiência (PcD). Primeiro haverá a leitura, ao vivo, nas rádios e listão impresso, no Centro de Eventos Benedito Nunes. A imprensa e site oficial da instituição só terão acesso depois das 14h30. É uma tradição para a cultura de vestibular do Pará.


Antes da divulgação dos nomes dos candidatos classificados da UFPA, a Comissão Permanente de Processos Seletivos (Coperps) entregará, oficialmente, o resultado ao reitor, Emmanuel Tourinho, em uma cerimônia na Reitoria.

 

 

Fonte: O Liberal