Que Ourilândia do Norte, no sudeste paraense, está crescendo isso todo mundo já sabe, agora que, mais uma mineradora está interessada no solo rico do município e iniciar um projeto no local, é novidade. E, como todos gostam de uma novidade, ainda mais quando esta é de extrema importância para a sociedade, o Portal Fato Regional conta para vocês.
Na noite da última terça-feira, 11, foi realizado um jantar de reunião entre os parlamentares de Ourilândia, vereador Walto da Sagri (presidente da Câmara Municipal), vereador Dr. Arimateia, vereador Marcelo do Site e, vice-prefeito Cleber do Lau, com a diretoria da OZ Minerals, empresa de mineração moderna, global e focada em cobre.
“É um momento importante tanto para nós da OZ, quanto para o município de Ourilândia, que sem dúvida irá crescer ainda mais. A princípio mostramos nossa ideia inicial aos parlamentares que é, trazer um projeto para o município de modos a dimensionar esse minério, para saber que tipo de planta vamos usar, quais métodos de extração e quais as condições mais interessantes para empresa e comunidade iremos abordar”, explica Luiz Azevedo, diretor da OZ na região.
Ainda de acordo com o diretor, em 2020 será feita mais uma etapa de sondagem e serão iniciados os estudos ambientais visando o projeto definitivo. “Acreditamos que no final de 2021 tenhamos a conclusão deste estudo para que enfim comecemos a buscar as licenças prévias e de instalação, para que 2022 ou 2023 a gente possa começar com as obras. Gostaria de agradecer a Câmara, Prefeitura e comunidade pela parceria e apoio. Queremos trazer para Ourilândia crescimento econômico e geração de emprego”, finaliza Luiz.
Presidente da Câmara Municipal de Ourilândia, vereador Walto da Sagri – Foto: Wesley Costa (Fato Regional)
Segundo o presidente da Câmara Municipal, vereador Walto da Sagri, esse projeto é excelente para o município, mas, a única exigência é que a mão de obra adotada seja local. “Precisamos deixar claro que nós priorizamos a nossa população e é importante que uma empresa de grande porte como a OZ, que vem para somar sem dúvida, gere emprego para a nossa sociedade, que priorize a mão de obra local, porque o que quase sempre acontece é que a maioria das empresas quando chegam numa determinada localidade já vem com sua equipe toda montada e isso não é importante para nós, não é viável para o município. Temos profissionais em Ourilândia que são extremamente qualificados e queremos que todos tenham oportunidade de crescer junto com o município”, destaca Walto.
Assim como Walto, a Prefeitura também confirmou a prioridade do município. “Que vai ser importante para Ourilândia a chegada da OZ, isso todos nós já sabemos, sabemos também que a renda do município irá melhorar, mas, para nós, é pauta que a empresa que chegar, ofereça oportunidade de trabalho para a sociedade ourilandense e isso deixamos claro na reunião que, foi bastante produtiva”, conclui o vice-prefeito Cleber do Lau.
Da Redação Fato Regional
Fotos: Wesley Costa (Fato Regional)