Conforme acontece todas as manhãs, o prefeito de Ourilândia do Norte, sudeste paraense, Dr. Romildo Veloso, utiliza a página da Prefeitura no facebook, para divulgar as ações realizadas pelo município, como forma de prestação de contas à população ourilandense. E, hoje, terça-feira, 17 de março, o gestor falou sobre dois temas de extrema importância: transtornos causados pela forte chuva que cai no Estado e, sobre o Coronavírus.
Conforme explicou o prefeito, a Secretaria de Obras do Município, carro chefe da infraestrutura de uma cidade, está bastante atuante nas obras emergenciais que precisam ser realizadas devido as fortes chuvas que assolam o estado do Pará. “Devido as chuvas complicações na mobilidade urbana acabam surgindo, entre outros transtornos. Por conta disso, estamos trabalhando faça chuva ou faça sol, para impedir que a população seja prejudicada”, destaca Veloso.
Segundo o prefeito, estão sendo realizados trabalhos na vicinal do Zero, PA União, PA Maria Preta e nas vicinais do Distrito do Campinho. “Gostaria de agradecer ao Goiano, que foi muito solidário e fez um gesto nobre ao município com uma doação significativa de cascalho, material utilizado para o serviço de terraplanagem, já que estamos com dificuldade de conseguir este material. Mas, gostaríamos de deixar claro que o trabalho não para e que pedimos um pouco da compreensão de todos neste momento. O que não podemos fazer é porque não é de competência do município, mas, estamos aqui, ainda assim, dando o apoio necessário ao nosso cidadão”, esclarece o prefeito.
CORONAVÍRUS
Outro assunto colocado em pauta pelo gestor, é a pandemia do Coronavírus. “Precisamos deixar claro a nossa população que estamos aqui atentos sobre a situação da propagação do Coronavírus no Brasil e no mundo e, estamos atentos ao caso suspeito que apareceu aqui em Rio Maria, que segue em análise. Mesmo que ainda não se tenha caso confirmado no Pará, precisamos estar atentos aos cuidados e prevenção desta doença, pois é algo realmente muito sério. Todo cuidado e prevenção é necessário”. conclui Veloso.
O prefeito informou que na quarta-feira, 18, estará utilizando o facebook da Prefeitura para falar mais sobre o assunto que está repercutindo no mundo inteiro.
O que é?
O Coronavírus é um grupo de vírus que comum entre os animais. Em casos raros, ele é o que os cientistas chamam de zoonótico, o que significa que pode ser transmitido de animais para seres humanos, de acordo com os Centros dos EUA para Controle e Prevenção de Doenças.
Sintomas de Coronavírus
Para aqueles com um sistema imunológico enfraquecido, idosos e muito jovens, há uma chance do vírus causar uma doença do trato respiratório mais baixa e muito mais grave, como uma pneumonia ou bronquite.
Há alguns tipos de Coronavírus humanos que são conhecidos por serem mortais.
Sintomas são mais graves em idosos
A covid-19 demonstrou ser mais grave em idosos e pessoas com diabetes, problemas cardiovasculares ou respiratórios. Os idosos são mais vulneráveis aos vírus pois, a partir dos 60 anos, a capacidade do sistema imunológico tende a diminuir devido ao envelhecimento.
Como se pega o coronavírus?
O novo coronavírus é transmitido por meio de secreções (gotículas de salivas, catarro). Portanto, você pode pegar a doença ao ter contato direto (apertar a mão, abraçar, beijar) com uma pessoa contaminada ou até mesmo ao tocar em algum objeto (botão do elevador, corrimão, computador, caneta) contaminado com as secreções dela.
Da Redação Fato Regional