A Prefeitura de São Félix do Xingu estabeleceu medidas de prevenção e de combate ao novo Coronavírus (Covid-19) que devem ser seguidas pelos estabelecimentos comerciais da cidade. De acordo com o novo documento, em caso de descumprimento, as empresas serão multadas e podem até perder o alvará de funcionamento.
A nova normativa municipal define, por área de atuação, as medidas básicas a serem adotadas por empresários e lojistas, mas conta com regras gerais para todos os tipos de estabelecimentos: os comerciantes do município devem manter os locais higienizados e arejados, além de controlar a entrada de clientes e evitar aglomerações. Ainda é necessário fornecer mascaras e luvas para que seus colaboradores possam atender ao público, além de álcool com o mínimo de 70º INPM para a higienização pessoal de todos os clientes e profissionais do local.
Para empresas do ramo alimentício, por exemplo, a liberação para consumo no local está mantida somente para os alimentos, com os estabelecimentos seguindo seguintes recomendações: as mesas podem ter, no máximo, 4 lugares disponíveis, além de ser preciso uma distância mínima de dois metros entre as mesas. Restaurantes, lanchonetes, padarias e estabelecimentos do tipo devem fechar as portas até as 23 horas e não podem vender bebidas alcoólicas para consumo em local.
Já as academias estão liberadas para trabalhar desde que os aparelhos e alunos mantenham uma distância mínima de 2 metros, além de ser necessária o controle para evitar que o local ultrapasse a quantidade de 1 pessoa por 2 metros quadrados. As atividades de bares, casas noturnas, salões de festas e outros estabelecimentos do tipo estão suspensas para atendimento local. Estão proibidos shows artísticos nos locais, a venda de bebida alcoólica para consumo in loco e qualquer tipo de reunião presencial de clientes.
As igrejas e templos religiosos continuam com o funcionamento autorizado, mas devem seguir as seguintes orientações: o funcionamento deve ser encerrado às 23 horas, os locais devem ser higienizados com mais frequência, as pessoas devem manter uma distância mínima de 2 metros e deve ser fornecido álcool com o mínimo de 70º INPM para a higienização dos fiéis. Os comércios, além de seguir as recomendações gerais, devem manter, no máximo 30 pessoas por vez, evitar o aumento de preço de forma abusiva e realizar o contingenciamento de venda de mercadorias de primeira necessidade.
Da Redação Fato Regional com Prefeitura de São Félix do Xingu.