sexta-feira, 22 de novembro de 2024

FALE COM FATO REGIONAL

Envie Notícias, Fotos e Sugestões

FALE COM FATO REGIONAL

Envie Notícias, Fotos e Sugestões

Garimpeiros fazem protesto em Ourilândia contra operações do Ibama na região

As operações do Ibama continuam na área Apyterewa, em São Félix do Xingu.
Foto: Fato Regional. Manifestantes se aglomeraram em frente à praça central da cidade.

Um grupo de garimpeiros fez protesto na manhã desta quarta-feira, 22, em frente à Praça Adília Borges, centro do município de Ourilândia do Norte, sudeste do Pará.

Os manifestantes ficaram cerca de 4 horas no local. Eles informaram que, ainda hoje, podem fechar a rodovia estadual PA 279, no perímetro de Ourilândia. Eles reivindicam o término da Operação do Ibama e da Força Nacional na região, para que eles voltem a trabalhar.

A polícia militar chegou ao local, conversou com os manifestantes, e esclareceu sobre o decreto estadual que proíbe a aglomeração de pessoas como uma das medidas de combate à propagação do novo coronavírus (covid-19) no Estado.

Foto: Divulgação. PM foi chamada para dispersar a manifestação

“A nossa reivindicação é para que voltemos logo a trabalhar. Somos todos pais de família. Estamos vendo nosso sonho ir embora. Não somos contra operação, apenas não queremos que nossos maquinários sejam queimados, levamos 50 anos para comprar equipamentos como esses, e são queimados em cinco minutos, isso é uma covardia”, desabafou um dos garimpeiros que participaram da manifestação.

 


A operação veio a público no último dia 12 de abril, com uma reportagem do programa Fantástico (Rede Globo) que mostrou as operação do Ibama de queimas de máquinas na região.

 

Redação Fato Regional