A Universidade do Estado do Pará (UEPA) começou a produzir, em larga escala, protetores faciais com viseiras de acetato transparente, conhecidos como máscaras Face Shield, para serem distribuídas aos profissionais da área de saúde ligados à Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). A expectativa é que ainda nesta semana dezenas de máscaras fiquem prontas para serem entregues aos profissionais da saúde que atuam no tratamento de pacientes com a covid-19.
As máscaras Face Shield produzidas pela Uepa são compostas por suportes, modelados pelos professores Alacy Rodrigues e Vinicius Lira, do Departamento de Desenho Industrial (DIND), produzidos em quatro impressoras 3D; viseiras obtidas a partir de folhas de acetato; e elásticos do tipo Aurata com furos, cortados e finalizados pela própria equipe de professores envolvidos, que também atuam na montagem das máscaras.
Segundo o coordenador da RITU, André Melo, a meta é a produção em larga escala, para auxílio no atendimento crescente de demandas dos profissionais da saúde por Equipamentos de Proteção Individual (EPI).
Além das Face Shields, há outras ações de enfrentamento ao coronavírus, como a geração de suportes ergonômicos para utilização em máscaras de tecido e a formação de kits para montagem de respiradores do Breath4Life Project, projeto colaborativo para criação de ventilador mecânico de baixo custo e fácil replicação em impressão 3D pura ou híbrida com peças usinadas, para auxílio no transporte intra e extra hospitalar e uso em beira-leito de paciente no enfrentamento à pandemia.
Com informações de O Liberal