Segundo informações divulgadas no final da noite desta quarta-feira, 16, pela “Globo News”, o ministro da Justiça, Sérgio Moro, negou o envio de homens da Força Nacional ao Pará.
Ainda de acordo com a rede de notícias 24 horas, após análise ponderada, Moro decidiu pelo não envio da tropa, já que boa parte do contingente está atuando contra a onda de ataques criminosos no estado do Ceará.
O governador do Pará, Helder Barbalho, havia solicitado inicialmente ao ministro Moro cerca de 500 homens para conter os índices de violência no estado, mas Moro havia sinalizado com apenas 200 homens; porém, no final desta noite, decidiu que, no momento, não enviará o reforço das tropas federais ao estado.
Ainda na tarde desta quarta-feira, 16, o governador Helder Barbalho havia se reunido em Brasília com o ministro da Justiça, Sérgio Moro, para tratar sobre o assunto.
1º ato de Helder
O pedido da Força Nacional foi o primeiro ato do governador do Pará, Helder Barbalho, na área de segurança pública, assim que tomou posse, no dia 1º de janeiro deste ano.
Na segunda-feira (14), segundo a Secretaria de Segurança Pública do Pará (Segup), o governador já havia reforçado o pedido, via telefone, ao Ministério da Justiça, e teria sido informado de que a solicitação estava em estudo, havendo até mesmo a possibilidade do envio, em um primeiro momento, de 200 agentes, um quantitativo abaixo dos 500 agentes solicitados pelo governador no dia 2 de janeiro.
(Redação Fato Regional, com informações do Dol)