Pensando em ampliar o atendimento na rede pública municipal de saúde de Tucumã, a Prefeitura investiu em uma UTI Móvel, entregue na sexta-feira, 8 à Secretaria Municipal de Saúde. O veículo é totalmente equipado e exclusivo para atender pacientes com suspeitas de Coronavírus (Covid – 19).
A unidade estará 24 horas à disposição dos munícipes e, caso haja necessidade, será encaminhada para rede hospitalar conveniada com o Sistema Único de Saúde (SUS), local apto a receber pacientes suspeitos de Covid-19, onde será feita a remoção para o Hospital Regional Público do Araguaia (HRPA) em Redenção.
“A cada dia nos preparamos e fortalecemos mais para combater o Covid-19 em Tucumã. Com a UTI Móvel, será possível transportar o paciente podendo chegar aos hospitais regionais de Redenção ou Marabá com uma equipe de profissionais de saúde e dessa maneira reafirmo o meu compromisso em salvar vidas nesse momento de Covid – 19. Além dessa aquisição, diversas ações estão sendo implantadas diariamente. O trabalho continua, para proteger nosso povo”, explicou o prefeito Adelar Pelegrini.
O secretário de Saúde, Raphael Antônio, informou que o veículo, de uso exclusivo para o combate ao Covid-19, está equipada com oxigênio, desfibrilador, oxímetro de pulso, monitor, prancha, maleta de resgate e com toda estrutura para fazer um transporte seguro de pacientes graves ou que necessitem de uma atenção especial dentro do tema do Covid-19.
“É uma UTI de suporte avançado e chega para enriquecer ainda mais o trabalho que Tucumã vem fazendo para conter essa pandemia. Essa UTI Móvel vem pra ajudar a salvar uma vida, caso o paciente venha evoluir para o quadro de deficiência respiratória grave, estamos aptos a socorrê-lo. Graças a Deus nenhum dos nossos pacientes evoluiu para caso grave, mas, estamos aqui nos prevenindo e colocando a disposição da população uma UTI Móvel para transporte de pacientes graves a hospital regional”, finalizou o secretário.
O recurso foi destinado por meio de parceria entre Prefeitura de Tucumã via Governo Federal através do Ministério da Saúde.
Com informações de Roney Wydiamaior
Fotos: Roberto Vieira
Fotos: Roberto Vieira