O presidente Jair Bolsonaro realiza nesta quinta-feira (21), a partir das 10h, reunião, por videoconferência, com os governadores. O tema a ser debatido entre os líderes estaduais e o Poder Executivo é o projeto de ajuda a estados e municípios para enfrentamento da pandemia do novo coronavírus (Covid-19), que aguarda sanção presidencial. O convite foi feito na última segunda-feira (18) a todos os 27 gestores estaduais. O governador paraense, Helder Barbalho (MDB), confirmou a sua participação, através de mensagem encaminhada pela sua assessoria.
Inclusive, na manhã de quarta (20), ele participou de um encontro online com os outros governadores para alinhar a pauta da videoconferência com o presidente. Além do governador paraense, participaram do encontro online nomes do chamado Fórum de Governadores como: João Doria (PSDB), governador de São Paulo; Wilson Witzel (PSC), do Rio de Janeiro; Rui Costa (PT), da Bahia; Wellington Dias (PT), do Piauí; Wilson Lima (PSC), do Amazonas; Flávio Dino (PCdoB), do Maranhão; e Camilo Santana (PT), do Ceará.
Aprovada no início do mês pelo Congresso Nacional, a matéria a ser debatida na reunião estabelece um fundo de R$ 60 bilhões para o enfrentamento da crise causada pelo vírus. Como contrapartida, os estados e municípios devem congelar os salários do funcionalismo público por um ano e meio – Bolsonaro ainda deve decidir se veta ou não este trecho. O presidente já havia adiantado, na semana passada, a intenção de fazer a reunião.
Fonte: O Liberal