sábado, 23 de novembro de 2024

FALE COM FATO REGIONAL

Envie Notícias, Fotos e Sugestões

FALE COM FATO REGIONAL

Envie Notícias, Fotos e Sugestões

OMS esclarece informação e diz que assintomáticos transmitem coronavírus

Correção veio depois que a infectologista e chefe do departamento de doenças emergentes da entidade disse que a transmissão por assintomáticas parecia ser um evento raro
Foto: Denis Balibouse / Reuters

A Organização Mundial da Saúde (OMS) voltou a falar, na terça (9), da transmissão do novo coronavírus e esclareceu que ela acontece, sim, a partir de assintomáticos, ou seja, pessoas sem sintomas.

“Estamos absolutamente convencidos de que a transmissão por casos assintomáticos está ocorrendo, a questão é saber quanto”, afirmou o diretor de emergências da entidade Michael Ryan.

A correção veio depois de a infectologista e chefe do departamento de doenças emergentes da entidade, Maria Van Kerkhove, dizer durante uma conferência de imprensa na segunda-feira, 8, que a transmissão por pessoas assintomáticas parecia ser um evento raro.

A declaração da médica causou polêmica e estranheza entre especialistas que avaliaram que a colocação como infeliz e fora de contexto.


A repercussão foi grande que Kerhove precisou se pronunciar para esclarecer alguns pontos. Também na terça-feira, ela disse que as pesquisas estão em andamento e que a maioria das transmissões até aqui observadas ocorre por pessoas com sintomas, mas há um subconjunto de pessoas que não desenvolvem sintomas.

“Acho que é um mal-entendido afirmar que uma transmissão assintomática globalmente é muito rara, sendo que eu estava me referindo a um subconjunto de estudos. Também me referi a alguns dados que ainda não foram publicados, e essas são as informações que recebemos de nossos Estados-Membros”, disse.

 

 

Com informações do Catraca Livre