Desde o início da transformação digital, iniciada com a criação do e-mail em 1971, vivemos um boom de tecnologias que mudou o dia a dia das pessoas. Acredita-se que a pandemia de Covid 19 terá um efeito acelerador nessa transformação.
Tecnologias que não eram acessadas pela população passaram a ser indispensáveis para as pessoas para estudar, comprar, relacionar e trabalhar. Mudanças que, acredita-se, persistirão no pós-pandemia.
Na outra ponta, a indústria de tecnologia nunca foi tão demandada. Segundo a gerente de marketing, Scharon Olesko, da empresa de tecnologia Neoconsig, no cenário financeiro, as mudanças começam pelo aumento na busca na Internet de termos relacionados ao setor financeiro. “Desde o mês de março deste ano essa pesquisa equivale a cerca de 150 milhões por mês”, relata.
Segundo ela, esse comportamento aponta que o interesse dos brasileiros pela vida financeira cresceu com a pandemia da Covid 19. “As principais razões são a instabilidade econômica, o desemprego e a consequente necessidade de se obter linhas crédito para pagar dívidas e prever despesas”, observa Sharon.
De acordo com a gerente, a pesquisa pela modalidade de crédito consignado mais que dobrou entre os meses de março e abril. “E continua apresentando crescimento, devido as melhores condições, disponibilizadas pelo governo e instituições financeiras”, relata.
Além da procura por crédito, outra categoria que apresentou crescimento desde o início da pandemia foi a de investimentos. Nas previsões de Sharon, após a pandemia aplicações e fundos devem despertar um interesse ainda maior por parte dos brasileiros – “o que deve ser considerado normal após um período de recessão”.
Outro fator que impacta diretamente no mercado financeiro e é responsável por transformar tendências em realidade é o avanço da tecnologia, afirma a gerente de marketing da Neoconsig. “Certamente, o futuro nos reserva uma maior presença da inteligência artificial, além de outras tecnologias, na prestação dos serviços financeiros voltados ao atendimento digital, o que garante ao cliente, operações cada vez mais seguras e ágeis”.
A Neoconsig tem se antecipado à evolução tecnologia, adaptando a operação do crédito consignado a uma realidade diferente da qual éramos habituados. “O trabalho remoto tem nos exigido rever nossas práticas de gestão de tempo e de pessoas. Nossos colaboradores estão se tornando mais autogerenciáveis, criativos e produtivos. Ao fim de tudo, é claro, todos ganham”, afirma Sharon.
A empresa tem feito investimentos continuamente em tecnologia para aprimorar o portfólio atual de produtos e serviços, além do desenvolvimento de novas soluções. “Não vamos parar de evoluir e ter o cliente como eixo central da nossa evolução”, conclui a gerente.
Fonte: Neoconsig