sexta-feira, 22 de novembro de 2024

FALE COM FATO REGIONAL

Envie Notícias, Fotos e Sugestões

FALE COM FATO REGIONAL

Envie Notícias, Fotos e Sugestões

Prefeitura de São Félix do Xingu define políticas públicas para etnia Kayapó

Com objetivo de promover uma gestão transparente e participativa, a prefeitura de São Félix do Xingu realizou, no último dia 21 de janeiro, na Câmara Municipal, uma audiência com cerca de 80 lideranças indígenas da etnia kayapó, para definir as políticas públicas prioritárias para o ano de 2019.

Durante a audiência, foram tratados assuntos relacionados à educação, cultura, esporte e acessibilidade nas aldeias, por meio da construção de estradas. Sobre a questão da saúde, os indígenas reafirmaram a importância de se manter um atendimento diferenciado na maternidade do município, com a presença de um representante da comunidade indígena ou um pajé, de modos que respeitem a cultura local.

Foram abordados, ainda, os preparativos para a VII Semana dos Povos Indígenas, que ocorrerá no mês de abril. Os Kayapó também exigiram mais respeito do “povo branco” e reivindicaram maior participação nas repartições públicas municipais.

O cacique Akiboro, representante do povo kayapó, participou do evento e se mostrou bastante satisfeito com a iniciativa da prefeitura de São Félix do Xingu, de promover uma audiência para ouvir os anseios da comunidade indígena. “Sinto-me honrado em ter participado da reunião. Esta foi a primeira vez que uma administração municipal me convidou para definir as ações da Semana dos Povos indígenas e tratar de nossas demandas”, destacou o líder indígena.

Ao final do encontro, como resposta as solicitações das lideranças Kayapó, o secretário de Saúde, Ireno Pereira, informou que atenderá as demandas dos indígenas e ressaltou que a prefeitura de São Félix do Xingu está adequando o projeto de leito diferenciado na maternidade do município.

De acordo com a secretária de Governo, Jaqueline de Oliveira Silva, em fevereiro já iniciam as primeiras ações que foram discutidas durante a reunião.

Participaram da reunião os secretários de Saúde, Ireno Pereira; de Esporte, Wagner Marques, de Cultura, Ezequiel Cazuza; as secretárias de Educação, Viviane Cunha; e de Governo, Jaqueline de Oliveira Silva; além de representantes da Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai) e da Casa de Saúde Indígena (Casai). Um intérprete da língua Kayapó auxiliou os secretários, que ouviram atentamente a todas as solicitações dos indígenas.

ESCLARECIMENTO

A prefeitura de São Felix do Xingu esclarece que, diferente do que boa parte da imprensa do estado informou, a audiência ocorrida na Câmara Municipal foi pacifica e já estava acertada com os vereadores da Casa; por tanto, não houve invasão ao local. Já o fato de a índia Nhakdjô Kayapó está com um facão na mão, a prefeitura ressalta que o gesto não indica ameaça, e sim um comportamento natural da cultura indígena em audiências, como forma de reivindicar seus direitos, reforçando, assim, a identidade e os aspectos antropológicos dos Kayapó. A prefeitura reforça, ainda, que já tem experiência em reuniões com os indígenas e que, ao longo dos anos, tem buscado atender as suas demandas.


E, ao contrário do que foi noticiado por alguns portais de notícias do estado, sobre a possível morte de seis indígenas após buscar atendimento fora das tribos, “segundo relatos”, a prefeitura informa desconhecer o número de mortes divulgados pelo portal.

 

(Com informações da Ascom/Prefeitura de São Félix do Xingu)
Fotos: Aldarey Tamandaré