Diante do cenário de pandemia, houve queda de mais de 50% no número de doações de sangue em Redenção,no sul do Pará. A média de coleta diária é de 20 bolsas de sangue, no entanto, estão sendo coletadas apenas 10. O Hemopa iniciou campanha e convoca voluntários.
Atualmente, o Hemopa de Redenção atende 22 hospitais e 5 Agências Transfusionais (AT´s) da região do Araguaia. O atendimento transfusional é ininterrupto, portanto, a necessidade de doadores de sangue é constante para abastecer o estoque de hemocomponentes. Uma bolsa de sangue pode beneficiar até 4 pacientes.
Quem pode doar
Para doar o cidadão precisa ter entre 16 e 69 anos (menores de idade devem estar acompanhados do responsável legal), ter mais de 50 kg, estar em boa condições de saúde e apresentar um documento de identificação oficial, original e com foto (RG, CNH, Passaporte ou Carteira de Trabalho).
Quem teve Covid-19, deve esperar 30 dias após a cura para doar. E quem teve contato com pessoas que tiveram Covid-19, deve esperar 14 dias após o contato.
A quantidade de sangue doado é de aproximadamente de 450ml. Homens podem doar de dois em dois meses e, três meses é o intervalo para as mulheres.
Serviço
O Hemopa de Redenção fica na Avenida Santa Tereza, S/N (Centro). O atendimento é de segunda a sexta, das 7h às 12h30. Contato: (94) 98414-3955.
Fonte: G1 PA