Localizado no terminal de transferência de minério de Shulanghu, na cidade de Zhoushan, província de Zhejiang, é o primeiro centro de moagem da Vale na China e tem de três linhas de produção, totalizando uma capacidade nominal de 3 milhões de toneladas por ano.
O primeiro produto do Centro de Moagem será o inovador GF88. O novo produto é um fino moído de minério de ferro, de alto teor, que usará o Finos de Carajás da Vale (IOCJ) como matéria-prima, fornecendo uma excelente e ecologicamente correta solução para a produção de pelotas e apoiando os clientes siderúrgicos no desafio de reduzir sua pegada de carbono, parte das emissões de escopo 3 da Vale.
Marcello Spinelli, Diretor Executivo de Ferrosos da Vale, participou virtualmente da cerimônia. Conforme seu discurso, “a Vale está enriquecendo o portfólio de produtos para melhor atender à crescente demanda da China por qualidade, desempenho ambiental e inovação em uma nova era. O GF88 é um produto mineral verdadeiramente “verde”. Possui alto teor de ferro, baixas impurezas e baixo loss on ignition. Além disso, implementa um processo produtivo único, inovador e ecologicamente correto, que dispensa aquecimento ou água e que não gera rejeitos. Com o lançamento do GF88 na China, junto com outros produtos e blends de minério de ferro de alta qualidade, a Vale continuará a contribuir para o futuro mais verde da China”.
O Centro de Moagem é resultado de uma ampla parceria entre a Vale e o NZP Group, que data de 2016, quando as duas partes começaram a cooperar na blendagem de minérios para a produção do Brazilian Blend Fines (BRBF). Em dezembro de 2019, a Vale e o NZP Group fortaleceram ainda mais sua parceria ao assinar um contrato de serviço de moagem para o lançamento de novos produtos de minério de ferro moído na China.
Apesar dos vários desafios trazidos pela pandemia COVID-19, as equipes técnicas de especialistas no Brasil e na China têm trabalhado juntas para avançar o projeto de moagem de Shulanghu, mantendo a saúde e a segurança como prioridade.
Fonte: Vale