A frota de veículos da Polícia Militar será, pela primeira vez, composta inteiramente de caminhonetes. A partir do dia 31 de agosto, começará a ser entregue parte das 1.154 viaturas Hilux e Duster que substituirão todos os 899 Palio Weekend, Logan e Amarok utilizados neste atendimento há cerca de dois anos. O governador Helder Barbalho fará, à ocasião, no estacionamento do Mangueirão, a entrega de 418 pickups, que serão postas imediatamente em atividade na Região Metropolitana de Belém (RMB)
Para o Comandante-Geral da PM, Cel. Dilson Júnior, será um dia histórico para a corporação. “Teremos uma frota operacional de maior resistência e robustez, compatível com nossas vias, vicinais, estradas, e isso deve proporcionar uma maior ostensividade”, explica o coronel.
Segundo ele, embora sejam carros de maior valor de mercado e em maior quantidade, o Estado conseguiu economizar neste novo contrato, com validade de dois anos. “Todos são movidos a diesel, ao contrário dos que temos hoje, abastecidos com gasolina. Atualmente, cada unidade custa cerca de R$ 5,4 mil, mensais, e com o novo processo licitatório realizado, as caminhonetes custarão cerca de R$ 3,4 mil, cada uma, e com aumento real no quantitativo”.
As dificuldades impostas pela pandemia do novo coronavírus impediram que a empresa vencedora da licitação disponibilizasse todos os veículos de uma vez. “A cada 15 dias chegam mais outras novas unidades, de modo que penso que, até, no máximo, novembro, toda a frota de todo o Estado estará inteiramente renovada”, diz o coronel Dilson Júnior.
Assim que a distribuição pela RMB for finalizada, começam os envios de carros para os Comandos do Policiamento Regional (CPRs) das regiões de Marabá, do Marajó, de Santarém, e de Bragança e outras.
Fonte: O LIBERAL