José Arielson Nunes Chaves, de 35 anos, foi preso em Parauapebas. Ele era conhecido como “Bucho” e estava foragido do Amapá. Só que isso só foi descoberto quando, nesta quinta-feira (10), ele foi flagrado tentando vender lugares em filas de agências da Caixa. Quando o negócio irregular foi descoberto, tentou agredir guardas municipais que atuavam na segurança da agência. Além da recente autuação por desacato, pesam contra ele mandados de prisão por roubo e tráfico de drogas.
Os guardas municipais de Parauapebas receberam denúncias de que havia pessoas vendendo lugares nas filas da Caixa. Um “negócio” comum, já que muita gente se submete a um enorme transtorno para acessar as agências para auxílio emergencial, uso do FGTS ou outras transações, devido à intensa procura ao banco público federal. Ele e mais outras pessoas suspeitas dessa irregularidade, costumam vender as “vagas” a R$ 50 ou R$ 100. Algumas marcações chegam a ser ridículas, usando pedras e tijolos.
Após ser abordado pelos guardas, José Arielson se irritou e tentou agredir os servidores. Estava incontrolável e os guardas fizeram uso progressivo da força até algemá-lo e conduzir à delegacia. Durante a qualificação do suspeito, foram encontrados os mandados de prisão expedidos pela Vara Única de Justiça de Pedra Branca do Amapari (AP). Os crimes foram registrados em 2018. As autoridades do estado vizinho já foram informadas e ele será recambiado em breve.
(Da Redação Fato Regional, com informações do site Zé Dudu e Polícia Civil)