O Governo do Estado desenvolve continuamente políticas públicas estratégicas de proteção, assistência e garantia de direitos às crianças paraenses. Deixar a criança ser, de fato, criança, com um desenvolvimento saudável, livre de violências e amparada deste o ventre materno, são cuidados presentes nas ações estaduais, sobretudo, da Secretaria de Estado de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda (Seaster) e Fundação ParáPaz.
Segundo o titular da Seaster, Inocencio Gasparim, a ciência já demonstrou que crianças devidamente cuidadas e acarinhadas desde o ventre materno até os primeiros mil dias de vida podem ter até três vezes mais capacidade cognitiva em comparação às crianças que não tenham tido esse cuidado, o que demonstra a importância de ações que acompanhem o início do desenvolvimento infantil.
O ‘Projeto Mãe’, desenvolvido pela ParáPaz em parceria com o Programa Territórios pela Paz (TerPaz), é voltado para a proteção dos pequenos desde o ventre materno. São oferecidos cursos às mulheres grávidas em situação de vulnerabilidade social e financeira sobre diversos temas essenciais, que envolvem cuidados básicos de higiene; amamentação; depressão pós-parto; incentivo ao pré-natal, entre outros. Em três edições, mais de mil mães já foram atendidas.
Segundo o presidente da Fundação, Sidney Gouvêa, a quarta edição do projeto está prevista para o dia 22 de outubro. “Queremos garantir um olhar carinhoso e diferenciado para as mães paraenses, principalmente para aquelas que se encontram em situação de vulnerabilidade”, afirma. A expectativa é de que 400 mães sejam atendidas.
Fonte: Agência Pará.