sexta-feira, 22 de novembro de 2024

FALE COM FATO REGIONAL

Envie Notícias, Fotos e Sugestões

FALE COM FATO REGIONAL

Envie Notícias, Fotos e Sugestões

Operações Ouro Fino e Limão apreendem 45 kg de ouro ilegal no Pará

Crédito: Divulgação

Militares do Comando Conjunto Norte, constituído pela Marinha do Brasil, Exército Brasileiro e Força Aérea Brasileira, se uniram a Polícia Federal e Ibama nas Operações Limão e Ouro Fino nos municípios de Santarém e Itaituba (PA). A ação realizada entre os dias 9 e 13 de outubro apreendeu 45kg de ouro ilegal.

A atividade aconteceu na Reserva Biológica Maicuru, localizada dentro da área conhecida como Renca (Reserva Nacional do Cobre e seus Associados), região considerada totalmente inóspita e de difícil acesso, e é parte do contexto da Operação Verde Brasil 2, que vem combatendo focos de incêndio e delitos ambientais que atingem a Amazônia Oriental em diversos pontos dos estados do Pará, Amapá, Maranhão e Tocantins.

Os 45 kg  de ouro apreendidos estão avaliados em cerca de 15 milhões de reais. Além da apreensão de ouro, também houve apreensão de 200 litros de óleo diesel, destruição de 15 motores estacionários de garimpo, um quadricículo, um acampamento, além de ter sido encontrado um jabuti.

Operação Verde Brasil II

A Operação Verde Brasil II é coordenada pelo Ministério da Defesa. Está no escopo do Conselho Nacional da Amazônia (CNA), conselho regulado pela Vice-Presidência da República, em apoio aos órgãos de controle ambiental e de segurança pública.

A missão deflagrada pelo Governo Federal, em 11 de maio de 2020, visa ações preventivas e repressivas contra delitos ambientais na Amazônia Legal. A determinação presidencial para emprego das Forças Armadas em Garantia da Lei e da Ordem (GLO) foi publicada no Diário Oficial da União, por meio do Decreto n° 10.341, de 6 de maio de 2020. Em 9 de julho, a GLO foi renovada até 6 de novembro, por meio do decreto presidencial 10.421.


Para cumprir a determinação presidencial, o Ministério da Defesa ativou três Comandos Conjuntos. São eles: Comando Conjunto Norte (CCjN), Comando Conjunto Amazônia (CCjA) e Comando Conjunto Oeste (CCjO). O Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE), da FAB, dá suporte às ações aéreas, em caráter permanente. Assim como na Operação Verde Brasil ocorrida em 2019, o Centro de Operações Conjuntas do Ministério da Defesa coordena as atividades a partir da capital federal.

Ainda participam da missão integrantes da Polícia Federal, Policia Rodoviária Federal, Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMbio), Força Nacional de Segurança Pública, Agência Brasileira de Inteligência (ABIN) e Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam).