O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) anunciou, nesta quarta-feira, 28, que denunciou ao WhatsApp, de 27 de setembro a 26 de outubro, 720 contas únicas e válidas por disparo em massa relacionado à campanha eleitoral. Destas, 256 acabaram banidas (35%).
No período, o TSE recebeu 1.037 denúncias relacionadas a comportamentos considerados “inautênticos” no aplicativo, mas 17 foram descartadas por não estarem ligadas ao processo eleitoral.
O balanço é resultado de uma parceria do TSE com o WhatsApp, que criou um canal de denúncias de contas suspeitas de disparo em massa a fim de combater a desinformação durante as eleições municipais deste ano.
“É preciso falar que até este momento — a menos de 20 dias das eleições — entendemos que a situação da desinformação relativa ao processo eleitoral está sob controle”, afirmou a secretária-geral do TSE, Aline Osório.
100 mil contas banidas
Segundo o diretor de Políticas Públicas para o WhatsApp, Dario Durigan, só em setembro, o aplicativo baniu 100 mil contas pelo seu sistema de integridade. Esse número compreende também denúncias não relacionadas ao período eleitoral.
“Para o mês de setembro, em todo o Brasil foram banidas 100 mil contas de Whatsapp por esse sistema de integridade que olha a plataforma como um todo. Não necessariamente são conteúdos eleitorais”, afirmou Durigan.
Fonte: G1