Foi informado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) nesta sexta-feira, 20, que um estudo de tratamento para covid-19 em que se realizava uma aplicação intravenosa de plasma do sangue do cordão umbilical e placentário humano precisou ser interrompido. O estudo era patrocinado pela Cryopraxis Criobiologia e estava em andamento no Hospital Alemão Oswaldo Cruz, de São Paulo.
De acordo com a Anvisa, a decisão foi tomada para que seja avaliada a segurança e tolerabilidade do tratamento após a constatação de um evento adverso grave.
Segundo o órgão regulador, o caso aconteceu na última terça-feira, 17 e, ao ser informado à Agência, ficou determinada a interrupção do procedimento de infusão para que sejam avaliados todos os dados observados até o momento, a fim de avaliar a relação causal e julgar o risco/benefício da continuidade do estudo
Ainda de acordo com a Anvisa, esse tipo de interrupção faz parte dos procedimentos de boas práticas clínicas para os estudos conduzidos no Brasil.
“Com a decisão, estão suspensas novas aplicações do produto. É necessário esclarecer que não se trata de uma vacina”, reforço.
Fonte: UOL